A área total queimada pelos incêndios de Palisades, Eaton e Hurst é de aproximadamente 156 km², segundo a última contagem divulgada pelo Departamento Florestal e de Incêndios da Califórnia – Cal Fire.
A cidade de Paris tem 103,6 km², o que significa que os incêndios queimaram uma área de terra maior do que a capital da França.
O incêndio de Palisades sozinho tem aproximadamente 95 km², conforme a Cal Fire, se aproximando do tamanho de Paris.
Enquanto isso, a previsão para a região mostra que os ventos Santa Ana podem agravar os incêndios que começaram a ser contidos.
Os bombeiros estão em um estágio crítico de sua batalha de quase uma semana contra os incêndios florestais do Condado de Los Angeles que mataram pelo menos 24 pessoas, deixando dezenas de outras desaparecidas.
O incêndio Eaton arrasou Altadena, matando mais de uma dúzia de vizinhos — vários dos quais moravam na mesma rua.
Equipes de combate a incêndio relatam progresso, mas autoridades dizem que a ameaça de incêndio permanecerá muito alta, já que ventos perigosos retornaram nesta segunda-feira (13).
Mas há sinais de esperança: vários incêndios menores estão totalmente contidos, há muito menos pessoas sob ordens de evacuação e avisos, e todas as escolas, exceto nove, no Distrito Escolar Unificado de Los Angeles, reabrem nesta segunda-feira.
-
1 de 10Uma casa é tomada pelas chamas durante o incêndio de Eaton, na área de Altadena, no Condado de Los Angeles, nesta quarta-feira, 8 de janeiro. • Getty Images
-
2 de 10Casa destruída pelo incêndio que se espalha na Califórnia. • Reprodução/Reuters
-
3 de 10Fumaça de incêndio florestal perto de Pacific Palisades, no lado oeste de Los Angeles, durante tempestade de vento • Reprodução/Reuters
-
-
4 de 10Incêndios florestais tomam conta do bairro de Pacific Palisades, na Califórnia • Reprodução/Reuters
-
5 de 10Incendio cresce rapidamente na Califórnia. • Reprodução/Reuters
-
6 de 10Incêndio florestal se espalha na Califórnia • Reprodução/Reuters
-
-
7 de 10Incêndio florestal violento em Los Angeles atinge área nobre e provoca retiradas. • Reprodução/Reuters
-
8 de 10Incêndio florestal atinge Califórnia, estado declara emergência. • Reprodução/Reuters
-
9 de 10Fogo se espalha em Los Angeles e atinge áreas nobres. • Reprodução/Reuters
-
-
10 de 10Bombeiros combatem fogo na Califórnia. • Reprodução/Reuters
Veja as últimas informações
Danos: Os incêndios de Eaton e Palisades são provavelmente o segundo e o quarto mais destrutivos da história da Califórnia, conforme o Cal Fire. “Estimamos que mais de cinco mil casas foram destruídas apenas em Palisades”, analisou Ken Haskett, do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles. “Isso é algo… que não vejo desde que nasci. Esses são combustíveis que não queimam desde os anos 50.”
O papel das mudanças climáticas: Incêndios florestais são alimentados por um conjunto de fatores, mas cientistas dizem que o aquecimento global está virando os dados a favor de incêndios mais severos. E a Califórnia é excepcionalmente suscetível à mudança climática.
A previsão: Os ventos devem se fortalecer. Um evento contínuo e persistente de Santa Ana Wind está acontecendo no sul da Califórnia, onde os avisos de bandeira vermelha estão em vigor até quarta-feira (15), incluindo os incêndios Palisades, Hurst e Eaton.
Esforços de combate a incêndios: O LAFD procurou tranquilizar os cidadãos de que está pronto para enfrentar os desafios futuros. “Estamos prontos. A prefeita (Karen) Bass, o chefe (Jim) McDonnell, eu mesmo, nossos líderes da cidade, estamos totalmente comprometidos em garantir que estejamos prontos para este próximo evento”, disse a chefe do LAFD, Kristin M. Crowley, que está enfrentando críticas por priorizar diversidade, equidade e inclusão no departamento.
Possíveis causas: As agências de incêndio estão investigando se o equipamento elétrico da Edison contribuiu para o incêndio de Hurst. O incêndio foi relatado por volta das 22h10, horário local, segundo a Edison International.
Ordens de retirada: Cerca de 105 mil moradores continuam sob ordens de saída obrigatória. Se as condições climáticas e de incêndio permitirem, as autoridades começarão a tentar levar as pessoas das zonas de evacuação de volta para suas comunidades a partir de quinta-feira (16), afirmou o chefe do Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Área destruída por fogo em Los Angeles é maior que Paris; veja últimas informações no site CNN Brasil.