Até R$ 50 mil: 12 franquias baratas para quem deseja empreender em 2025

Ter o próprio negócio é um desejo que possivelmente incorpora a lista de resoluções para o novo ano de muitos brasileiros. Esse desejo fez com que o mercado de franquias se mantivesse em franca expansão no país nos últimos anos.

Apenas em 2024, o faturamento acumulado do franchising foi superior a R$ 264,8 bilhões, uma alta anual de 14%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para empreendedores de primeira viagem, a abertura de uma franquia pode ser um bom negócio, já que permite o conhecimento prévio do valor necessário para começar o negócio, além de poder contar com credibilidade e apoio da rede franqueadora. Seguro e rentável, o setor promete continuar sendo um dos mais promissores em 2025.

Os números mostram que o setor permanece aquecido e investir em franquias pode ser um bom negócio.

Abaixo, conheça 12 microfranquias que exigem investimento inicial baixo, de até R$ 50 mil, para quem deseja empreender pela primeira vez em 2025 ou está pensando em investir.

1. VendaComChat

Fundada em 2022 e estreante no franchising, a VendaComChat é uma rede especializada em serviços de automação de WhatsApp para estabelecimentos em busca de maior engajamento dos clientes e, consequentemente, maior faturamento.

O foco está em comércios locais como lojas, restaurantes e salões de beleza. O modelo de operação é home-based, ou seja, a marca possibilita que os franqueados trabalhem de qualquer lugar utilizando apenas um computador, um celular e conexão com a internet.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7,5 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: R$ 4,4 mil a cada 18 clientes;
  • Prazo de retorno estimado: até 3 meses.

2. Mr. Fit

A rede Mr. Fit, de fast-food saudável, nasceu em Paulínia (SP) em 2011. Com um cardápio que inclui opções como estrogonofe de biomassa de banana verde, sucos funcionais e alternativas low carb, a franquia oferece refeições e lanches variados e já possui mais de 880 unidades em 26 estados brasileiros, além de estar em processo de internacionalização em Portugal e no Paraguai.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: de R$ 4 mil a R$ 30 mil;
  • Prazo de retorno estimado: entre 4 e 8 meses.

3. Minha Quitandinha

Fundada em 2020, é uma startup de tecnologia em varejo que atua no modelo de franquia de minimercados autônomos para complexos residenciais ou comerciais.

Com 319 unidades em funcionamento, a rede opera 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem intermediários nas compras a partir do uso de tecnologia e aposta no protagonismo do consumidor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil (incluso taxa de franquia e instalação);
  • Faturamento mensal médio: R$ 18 mil;
  • Prazo de retorno estimado: de 10 a 18 meses.

4. Foz Sustentável

Criada em 2015 em Recife (PE), a Foz Sustentável é uma microfranquia criada para resolver o problema do desperdício de água no Brasil.

A empresa já possibilitou a economia de mais de R$ 20 milhões em contas de água, mais de 2 bilhões de litros preservados e milhares de clientes impactados. Atualmente a rede conta com 12 franquias e mais de 700 projetos ativos.

  • Investimento inicial: R$ 45 mil (incluso enxoval e taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 6 a 8 meses.

5. Maria Brasileira

Criada em 2012, a Maria Brasileira é a maior rede de limpeza residencial e empresarial do país. Com mais de 90 mil atendimentos por mês, está presente em todos os estados do Brasil com mais de 500 unidades.

Acompanhando a crescente do setor de Limpeza e Conservação, que segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) teve aumento de 13% no terceiro trimestre de 2024, a rede registrou faturamento de mais de R$ 170 milhões no último ano.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 47,3 mil (incluso taxa de franquia, kit de equipamentos para limpeza profissional e primeira compra de uniforme);
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 14 meses.

6. Padrão Enfermagem

Padrão Enfermagem é uma rede de agenciamento de profissionais de saúde, conectando-os a pacientes. O objetivo é ser uma ponte entre os profissionais da área de enfermagem e famílias que precisam desses serviços em ambiente domiciliar, hospitalar e empresarial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 18 meses.

7. 3,2,1 GO!

Fundada em 2019, a 3,2,1 GO! é uma rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagem completas para a Disney e outros destinos nacionais e internacionais.

A empresa atua como consultora e cuida de todos os detalhes, desde a emissão de visto e seguro viagem, até passagem aérea e hospedagem, tudo pensado de forma exclusiva e personalizada. A rede tem 50 franqueados no Brasil e no exterior, como Orlando, Nepal e Portugal.

  • Investimento inicial: R$ 12 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 a R$50 mil em média;
  • Prazo de retorno estimado: 3 a 12 meses.

8. KoalaCar

Fundada em 2015, a KoalaCar é uma microfranquia de limpeza a seco de veículos. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água e se hidrata apenas das plantas.

Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero.

O segmento de Limpeza e Conservação foi o terceiro melhor desempenho na Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).

  • Investimento inicial: R$4,9 mil (incluso taxa de franquia + kit inicial);
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil;
  • Prazo de retorno estimado: de 3 a 6 meses.

9. TZ Viagens

TZ Viagens é uma rede de agências de viagens e intercâmbio, física e online, multiserviços e multimarcas que combina produtos e serviços de uma operadora turística própria com os principais fornecedores do mercado.

São mais de 275 franqueados em 12 anos de funcionamento. A franquia pode ser gerida à distância por conta de seu sistema home-based, modelo que não exige sede física.

  • Investimento inicial: a partir de 7,5 mil reais (inclui taxa de franquia);
  • Faturamento mensal médio: R$ 42 mil (para franqueados que atuam 8 horas ou mais no negócio);
  • Prazo de retorno estimado: 1 a 4 meses.

10. Clube Turismo

Reconhecida pela ABF como a maior rede de microfranquias de turismo do Brasil, a Clube Turismo está presente em todos os estados, oferecendo três modalidades de franquia: Home Office, Home Office Prime e Loja Física. Seu crescimento é impulsionado pelo sucesso dos franqueados.

  • Investimento inicial: Home Office: R$ 7,5 mil (taxa de franquia); Home Office Prime: R$28,5 mil (taxa de franquia + capital de giro + instalação);
  • Faturamento médio mensal: Home Office: R$30 mil; Home Office Prime: R$60 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 4 meses (modelo home office) e 12 meses (modelo home office prime).

11. Doutor Sofá

Rede especializada em limpeza de estofados em geral fundada em Joinville, Santa Catarina. Atualmente, a Doutor Sofá conta com 310 unidades em 25 estados do Brasil e operações no exterior em países como Portugal, Espanha, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai, Argentina e Inglaterra.

  • Investimento inicial: R$ 32 mil (incluso taxa de franquia);
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil a R$ 30 mil;
  • Prazo de retorno estimado: 6 meses.

12. Keep Charged

Rede de microfranquia de publicidade em carregadores de celulares e smartphones. A Keep Charged nasceu em 2019 para atender uma demanda do mercado, aliando tecnologia e solução para as marcas anunciantes.

Atualmente conta com mais de 145 franquias comercializadas em 23 estados brasileiros, impactando mais de 100 mil pessoas diariamente.

  • Investimento inicial: R$ 4,9 mil;
  • Faturamento médio mensal: R$ 2,5 mil por kit (valor pode variar de acordo com a expansão do negócio);
  • Prazo de retorno estimado: 2 a 4 meses.

Por que investir em microfranquias?

Segundo Lucien Newton, vice-presidente da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, as franquias de baixo custo permitem uma gestão mais simples e, muitas vezes, “podem ser operadas até de casa, o que torna o investimento ainda mais atrativo”.

Contudo, o empreendedor precisa criar expectativas realistas em relação ao negócio, afinal franquias com investimento reduzido também podem trazer ganhos menores.

Texto de Maria Clara Dias

Mais de 50% das empresas usam WhatsApp para vendas, diz estudo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Até R$ 50 mil: 12 franquias baratas para quem deseja empreender em 2025 no site CNN Brasil.

As convicções centrais de Trump não mudaram, diz ex-diretor-geral da OMC

O ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, afirmou que, embora o mundo possa experimentar mudanças significativas com o retorno de Donald...

Células-tronco têm grande potencial no tratamento de doenças vasculares

O uso de células-tronco na cirurgia vascular é um campo de pesquisa promissor que está ganhando atenção e apresentando resultados encorajadores em várias condições...

“Cada país sabe o quanto pode cortar”, diz professor sobre emissões de CO2

“Agora, cada país sabe efetivamente o quanto pode (cortar). Só que tem que pensar, fazer a mesma conta, e ver quanto a mais vai...