Avião colombiano que buscou 105 imigrantes dos EUA volta ao país

Ao menos 105 migrantes colombianos, incluindo 21 menores de idade, chegaram na manhã desta quarta-feira (29) na Base Aérea CATAM, em Bogotá, deportados de San Diego, Califórnia.

Um avião da Força Aérea Colombiana pousou nos Estados Unidos por volta das 23h, horário da Colômbia, na segunda-feira (27) para buscar os cidadãos que haviam cruzado recentemente a fronteira sul dos EUA, relataram autoridades à CNN.

No local, ele recebeu os repatriados que já haviam sido atendidos pelo Consulado Colombiano em Los Angeles.

Em um exercício de coordenação interinstitucional, a Presidência colombiana, o Ministério das Relações Exteriores e outros órgãos do governo receberam e atenderam os passageiros.

A aeronave decolou da Colômbia na tarde de segunda-feira (27) após um acordo com os EUA no domingo (26) para aceitar que migrantes deportados sejam devolvidos em aviões militares, depois de uma onda de ameaças do presidente Donald Trump que incluíam tarifas altas sobre importações.

O Ministério das Relações Exteriores afirmou que o voo da Força Aérea Colombiana está em conformidade com os compromissos do governo do país e atende ao padrão do que descreveu como o “retorno digno” dos repatriados.

A aeronave também levou pessoal médico e funcionários da agência de migração e do Ministério das Relações Exteriores da Colômbia.

O governo de Gustavo Petro informou que espera enviar outro avião nos próximos dias com o mesmo objetivo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Avião colombiano que buscou 105 imigrantes dos EUA volta ao país no site CNN Brasil.

Governo do RJ expande vacina contra HPV para jovens de até 19 anos

O Governo do Estado do Rio de Janeiro ampliou a imunização contra o vírus HPV, considerada a infecção sexualmente transmissível mais comum do mundo....

Vulcão em erupção na Indonésia lança cinzas a 18 km de altura

O Monte Lewotobi Laki-laki, na Indonésia, na província de Nusa Tenggara Oriental, entrou em erupção na sexta-feira (1º), expelindo uma coluna de cinzas com...

Tarifaço: estados “motores” são menos beneficiados por exceções de Trump

As “onças brasileiras” — como são chamados os estados considerados novos motores da economia, em referência aos “tigres asiáticos” — foram menos beneficiadas pelas...