Bolsonaro diz que email é o próprio convite para ir à posse de Trump; STF avalia

A defesa de Jair Bolsonaro comunicou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que o documento que já apresentou à Justiça é mesmo o convite formal para a posse de Donald Trump na presidência dos Estados Unidos.

Bolsonaro — que é investigado pelo STF —, pediu na semana passada a Moraes a autorização para comparecer à posse e também a devolução de seu passaporte, retido pela Justiça.

A posse está marcada para a próxima segunda-feira (20), em Washington.

Ao pedir autorização para Moraes, Bolsonaro anexou um documento que, segundo a defesa, se trata do convite para a cerimônia (veja mais abaixo).

Mas Moraes pediu um convite formal. Segundo o ministro do STF, o documento apresentado por Bolsonaro não tinha características de convite oficial.

O documento vinha com o remetente de e-mail “[email protected]”, sem menção clara à programação, segundo Moraes.

O que a defesa de Bolsonaro alega?

A defesa incluiu no processo o e-mail recebido pelo deputado Eduardo Bolsonaro, enviado pelo endereço do comitê inaugural de Trump. Segundo os advogados, o domínio “t47inaugural.com” foi registrado exclusivamente para convites e comunicações do evento, como é prática em cerimônias presidenciais dos Estados Unidos.

A tradução juramentada do e-mail foi anexada, e a defesa destacou que, culturalmente, os EUA valorizam a boa-fé do declarante, com rigorosas punições para falsidade.

Prefeito do Acre e sua família são alvos da PF por fraude em licitações e conluio com terceirizadas

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (13/1), a Operação Rosa de Lima, com a finalidade de investigar diversos crimes envolvendo empresa fornecedora de mão-de-obra...

Volta Por Cima: Cacá peita Jão e dá ultimato

No capítulo desta terça-feira, 14 de janeiro, em “Volta por Cima”, Jão (Fabrício Boliveira) enfrenta uma situação delicada ao tentar convencer Cacá (Pri Helena)...

Garota do Momento: Raimundo perde a linha ao flagrar beijo de Celeste e Edu

Raimundo (Danton Mello) vive momentos difíceis ao enfrentar o divórcio com Lígia (Paloma Duarte) em “Garota do Momento”. Pra completar, ele terá um confronto...