Brasil bate recorde de alertas de desastres naturais em 2024

No ano passado, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu 3.620 alertas de desastres — maior número desde o início do monitoramento em 2011.  

Em 2024, foram registrados 1.690 desastres; terceiro maior registro da série. O ano foi marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas.  

Cerca de metade dos alertas (53%) foram de risco geológico, como deslizamentos de terra. Os outros alertas (47%) foram associados a riscos hidrológicos, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos. 

Dois terços dos alertas são de origem hidrológica, o que indica a predominância de enchentes e enxurradas, com destaque para as áreas urbanas e mais vulneráveis, de acordo com o Cemaden.  

Regiões mais afetadas  

Os alertas e as ocorrências registradas pelo Cemaden se concentraram nas grandes regiões metropolitanas do Brasil, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). 

No ranking dos municípios, Manaus (AM) é a cidade com o maior número de alertas emitidos (50). Na sequência, estão Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), ambas com 41 alertas.  

Entre as cidades com maior número de ocorrências de desastres, estão Petrópolis (RJ) com 44 registros, seguida por Salvador (BA), com 33, e São Paulo (SP), com 27. 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil bate recorde de alertas de desastres naturais em 2024 no site CNN Brasil.

“Espoquei a cabeça dela”, disse à mãe o homem que matou esposa e servidora da Cageacre; Ele já está preso

A Polícia Civil do Acre prendeu na manhã desta quarta-feira, 27, Gerbeson do Nascimento Soares, de 26 anos, que matou a companheira Ivanilde Souza...

Cirurgia experimental devolve emoções a homem com depressão. Entenda

*Aviso: esta matéria aborda depressão e suicídio. Se você enfrenta esses problemas ou conhece alguém que enfrenta, veja ao final do texto onde buscar...

Colesterol alto: riscos, prevenção e hábitos que fazem a diferença

O colesterol é uma substância lipídica presente naturalmente no organismo e em alimentos de origem animal. Ele é indispensável para funções vitais, como a...