Brasil bate recorde de alertas de desastres naturais em 2024

No ano passado, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu 3.620 alertas de desastres — maior número desde o início do monitoramento em 2011.  

Em 2024, foram registrados 1.690 desastres; terceiro maior registro da série. O ano foi marcado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas.  

Cerca de metade dos alertas (53%) foram de risco geológico, como deslizamentos de terra. Os outros alertas (47%) foram associados a riscos hidrológicos, como enxurradas e transbordamentos de rios e córregos. 

Dois terços dos alertas são de origem hidrológica, o que indica a predominância de enchentes e enxurradas, com destaque para as áreas urbanas e mais vulneráveis, de acordo com o Cemaden.  

Regiões mais afetadas  

Os alertas e as ocorrências registradas pelo Cemaden se concentraram nas grandes regiões metropolitanas do Brasil, como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA). 

No ranking dos municípios, Manaus (AM) é a cidade com o maior número de alertas emitidos (50). Na sequência, estão Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), ambas com 41 alertas.  

Entre as cidades com maior número de ocorrências de desastres, estão Petrópolis (RJ) com 44 registros, seguida por Salvador (BA), com 33, e São Paulo (SP), com 27. 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil bate recorde de alertas de desastres naturais em 2024 no site CNN Brasil.

Lollapalooza 2026 anuncia duas novas atrações

O Lollapalooza 2026 tem mais dois novos nomes no seu line-up de sexta-feira, 20 de março. Segundo as redes sociais do festival, o músico inglês...

Messi quebra recorde de Neymar, e Argentina goleia Porto Rico em amistoso

Em amistoso realizado no Chase Stadium, na Flórida, a Argentina goleou Porto Rico por 6 a 0, nesta terça-feira (14), e finalizou a Data...

Jamaica goleia, vê Curaçao tropeçar e assume liderança nas Eliminatórias

Buscando disputar a Copa do Mundo pela segunda vez na história após estrear em 1998, na França, a Jamaica deu, na noite desta terça-feira...