Brasil tenta avançar em comando policial conjunto na fronteira com Colômbia e Peru

O Brasil trabalha em uma minuta para ser enviada à Colômbia e ao Peru sobre a possibilidade de comando de segurança conjunto na tríplice fronteira entre os países.

O Brasil já tem experiência parecida com Paraguai e Argentina.

A ideia é integrar as polícias em Tabatinga (Brasil), Santa Rosa do Yavari (Peru) e Letícia (Colômbia) com intercâmbio das informações de inteligência em áreas como lavagem de dinheiro e crimes ambientais. A região é considerada sensível principalmente pela atuação do narcotráfico.

Em maio de 2024, o governo brasileiro recomendou a ambos países que consultassem as chancelarias para certificar do interesse nas negociações. As negociações travaram por conta das relações estremecidas entre Peru e Colômbia.

Os dois países têm dificuldade em dialogar desde 2022, quando o presidente colombiano, Gustavo Petro, criticou o impeachment e a prisão do ex-presidente Pedro Castillo por tentativa de autogolpe.

A CNN apurou, no entanto, que representantes dos dois governos sinalizaram recentemente ao Brasil o interesse em retomar o diálogo sobre a proposta.

Colômbia foi país mais mortal para ambientalistas em 2023, diz grupo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Brasil tenta avançar em comando policial conjunto na fronteira com Colômbia e Peru no site CNN Brasil.

Luciana Gimenez se manifesta sobre suposta ligação no caso Jeffrey Epstein

Luciana Gimenez usou as redes sociais nesta segunda-feira (9) para divulgar um comunicado sobre seu suposto envolvimento no caso Jeffrey Epstein. O nome da...

Kassab diz não ter favorito entre presidenciáveis do PSD e elogia Tarcísio

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta segunda-feira (9) não ter um favorito entre os três nomes da sigla para a disputa...

Pegadinha de Silvio Santos aparece em meio a arquivos do caso Epstein

Um vídeo de uma pegadinha exibida em um programa de Silvio Santos foi divulgado juntamente com milhões de novos documentos relacionados ao caso Epstein,...
Sair da versão mobile