Brasil volta ao Oscar de Melhor Filme Internacional após 26 anos

26 anos após Central do Brasil, de Walter Salles, o Brasil voltou a ter representantes no Oscar de Melhor Filme Internacional. Além dessa conquista, Fernanda Torres recebe a sua primeira indicação, após vencer o Globo de Ouro, como Melhor Atriz e Ainda Estou Aqui também disputa na categoria de Melhor Filme – feito inédito para uma produção nacional.

5 imagens

Fernanda Torres

Além do troféu do Globo de Ouro, Fernanda Torres ganhou uma bolsa com presentes avaliados em R$ 6,1 milhões
Fernanda Torres
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em drama
1 de 5

Brasileiros detonam Jimmy Kimmel após entrevista de Fernanda Torres

Reprodução/Instagram

2 de 5

Fernanda Torres

Instagram/Reprodução

3 de 5

Além do troféu do Globo de Ouro, Fernanda Torres ganhou uma bolsa com presentes avaliados em R$ 6,1 milhões

Ellen von Unwerth/GG2025/Penske Media via Getty Image

4 de 5

Fernanda Torres

Getty Images

5 de 5

Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em drama

Jeff Kravitz/FilmMagic

Entenda:

  • A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a lista completa de indicados ao Oscar 2025.
  • Credenciada pelo Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama, Fernanda Torres concorre com Demi Moore (A Substância), Cynthia Erivo (The Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Perez), Mickey Madison (Anora)
  • Ainda Estou Aqui vai representar o Brasil em Melhor Filme Internacional ao lado de The Girl With the Needle, da Dinamarca; Emilia Perez, da França; The Seed of The Sacred Fig, da Alemanha; e Flow, da Letônia.
  • O filme de Walter Salles ainda fez história ao ser indicado a Melhor Filme. Essa é a primeira vez que uma produção brasileira aparece na categoria principal do Oscar.
  • A categoria de Melhor Filme ainda conta com Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte Dois, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e The Wicked.
  • Há 26 anos, o Brasil também foi indicado a Melhor Filme Internacional, com Central do Brasil, e a Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro.
  • O último filme brasileiro indicado ao Oscar era o documentário Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, que disputou como Melhor Documentário em 2020.
  • Antes, a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, concorreu na edição de 2016, mas perdeu a estatueta para Divertida Mente, da Pixar.
  • Cidade de Deus, em 2004, foi indicado a Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia, sem levar nenhuma estatueta para casa
  • A premiação está marcada para o domingo de Carnaval, 2 de março.



Fonte: Metrópoles

Real Madrid está em negociação para contratar Kimmich

Joshua Kimmich, do Bayern de Munique, pode estar de mudança da Alemanha para a Espanha. O jornal alemão Bild afirma que o volante de...

Brasília revela nova safra de talentos para o vôlei de praia em 2025

O ano de 2025 começou com tudo para o vôlei de praia brasiliense. A capital federal, que já revelou nomes como Bruno Schmidt, campeão...

Pré-venda para Vasco x Fluminense em Brasília começa na sexta (24/1)

No dia 5 de fevereiro, Brasília será palco de um dos grandes clássicos do Rio de Janeiro. Vasco e Fluminense entram em campo pela...