Brasil volta ao Oscar de Melhor Filme Internacional após 26 anos

Brasil volta ao Oscar de Melhor Filme Internacional após 26 anos

26 anos após Central do Brasil, de Walter Salles, o Brasil voltou a ter representantes no Oscar de Melhor Filme Internacional. Além dessa conquista, Fernanda Torres recebe a sua primeira indicação, após vencer o Globo de Ouro, como Melhor Atriz e Ainda Estou Aqui também disputa na categoria de Melhor Filme – feito inédito para uma produção nacional.

5 imagens

1 de 5

Brasileiros detonam Jimmy Kimmel após entrevista de Fernanda Torres

Reprodução/Instagram

2 de 5

Fernanda Torres

Instagram/Reprodução

3 de 5

Além do troféu do Globo de Ouro, Fernanda Torres ganhou uma bolsa com presentes avaliados em R$ 6,1 milhões

Ellen von Unwerth/GG2025/Penske Media via Getty Image

4 de 5

Fernanda Torres

Getty Images

5 de 5

Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de melhor atriz em drama

Jeff Kravitz/FilmMagic

Entenda:

  • A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou a lista completa de indicados ao Oscar 2025.
  • Credenciada pelo Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama, Fernanda Torres concorre com Demi Moore (A Substância), Cynthia Erivo (The Wicked), Karla Sofía Gascón (Emilia Perez), Mickey Madison (Anora)
  • Ainda Estou Aqui vai representar o Brasil em Melhor Filme Internacional ao lado de The Girl With the Needle, da Dinamarca; Emilia Perez, da França; The Seed of The Sacred Fig, da Alemanha; e Flow, da Letônia.
  • O filme de Walter Salles ainda fez história ao ser indicado a Melhor Filme. Essa é a primeira vez que uma produção brasileira aparece na categoria principal do Oscar.
  • A categoria de Melhor Filme ainda conta com Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Duna: Parte Dois, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e The Wicked.
  • Há 26 anos, o Brasil também foi indicado a Melhor Filme Internacional, com Central do Brasil, e a Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro.
  • O último filme brasileiro indicado ao Oscar era o documentário Democracia em Vertigem, da diretora Petra Costa, que disputou como Melhor Documentário em 2020.
  • Antes, a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, concorreu na edição de 2016, mas perdeu a estatueta para Divertida Mente, da Pixar.
  • Cidade de Deus, em 2004, foi indicado a Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia, sem levar nenhuma estatueta para casa
  • A premiação está marcada para o domingo de Carnaval, 2 de março.


Fonte: Metrópoles