Provavelmente você já deve ter ouvido falar da importância do café da manhã para começar o dia. Quem deixa de fazer essa refeição pode perder nutrientes essenciais para o restante do dia.
De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Ohio, o indivíduo que pula o café da manhã perde o cálcio do leite, a vitamina C das frutas e as fibras, vitaminas e minerais encontrados nos cereais fortificados.
A nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, explica que alimentar-se de manhã também é uma estratégia para reduzir a ingestão de calorias ao longo do dia e melhorar a qualidade da dieta.
“Se a primeira refeição do dia for adequada e equilibrada, menor será a densidade calórica. Evitar o café da manhã aumenta a ansiedade de comer, o que provoca fome e desejo por alimentos calóricos como doces, frituras, salgados e alimentos industrializados”, explica a médica.
Quem toma café da manhã emagrece
Para o estudo, os cientistas usaram dados de 30.889 adultos com 19 anos ou mais que participaram da Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (NHANES) entre 2005 e 2016. Desses, 15,2% relataram pular o café da manhã.
Os autores da pesquisa descobriram que pessoas que tomaram café da manhã comeram mais calorias totais do que as que não tomaram. Mas o almoço, jantar e lanches foram muito maiores para pessoas que pularam o café da manhã e tiveram uma dieta de qualidade inferior.
“Um café da manhã saudável tem todos os macronutrientes em equilíbrio, ou seja, proteínas de alto valor biológico, como ovos, queijos magros, iogurtes, proteínas de soja e grão de bico, carboidratos saudáveis, como cereais integrais, aveia, frutas, além das gorduras boas, que envolvem sementes oleaginosas e azeite de oliva. O acompanhamento médico é essencial para uma dieta saudável e que atenda às necessidades de cada indivíduo”, afirma a especialista.
Leia a notícia completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!
Fonte: Metrópoles