Café sem açúcar pode reduzir risco de demência, sugere estudo

Uma pesquisa realizada por pesquisadores chineses sugere que o consumo regular de café diminui as chances do desenvolvimento de demência. O estudo foi feito a partir de registros de saúde de 204.847 pessoas no Reino Unido com idades entre 40 e 69 anos no início da observação.

“A maior ingestão de café com cafeína, particularmente a variedade sem açúcar, foi associada a riscos reduzidos de doença de Alzheimer e demências relacionadas, e doença de Parkinson “, contam os estudiosos em artigo publicado em outubro do ano passado no American Journal of Clinical Nutrition.

Apesar disso, é feita uma ressalva: a associação só se aplica se o consumo do café for feito sem açúcar e com cafeína. Isso ocorre pois algumas propriedades da cafeína podem estar protegendo o cérebro contra a demência e provavelmente o açúcar e os adoçantes artificiais interferem nos benefícios. Novos estudos serão necessários para desvendar melhor a questão.

Como foi feito o estudo

Os participantes foram divididos em cinco grupos: não consumidores de café, nenhuma ou uma xícara por dia, uma a duas xícaras por dia, duas a três xícaras por dia e mais de três xícaras por dia.

Foto colorida de mulher tomando café em um cenário noturno - Metrópoles
Café é aliado na luta contra a demência

As pessoas que consumiram mais de três xícaras de café por dia tiveram melhores resultados. Porém, quando comparados com quem não bebeu, o estudo revelou que qualquer um dos grupos consumidores de café tinha 34%  menos de chance de desenvolver Alzheimer e doenças relacionadas, 37% menos risco de desenvolver Parkinson e 47% menos chance de morrer com alguma doença neurodegenerativa.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Motorista é preso por dirigir bêbado e causar acidente com 2 mortos no RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu em flagrante, neste sábado (16), um motorista envolvido em um acidente que deixou duas pessoas mortas...

Chimaev campeão e brasileiro destaque: veja todos os resultados do UFC 319

Khamzat Chimaev brilhou no UFC 319, realizado neste sábado (16) em Chicago, em Illinois, nos Estados Unidos, ao conquistar o cinturão dos médios. No combate...

Gal Gadot diz que questão política levou “Branca de Neve” ao fracasso

A atriz israelense Gal Gadot, 40, atribuiu o fracasso de bilheteria do live-action de “Branca de Neve” a questões políticas. Segundo ela, a pressão...