Candidato à CBF, Ronaldo mantém vínculo negocial e jurídico com o Cruzeiro até 2035

O ex-jogador Ronaldo Fenômeno revelou o desejo de ser presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e chegou a declarar que venderia o Real Valladolid, da Espanha, com o intuito de evitar conflitos de interesse. Contudo, Ronaldo não revelou que ainda mantém vínculos negociais e jurídicos com o Cruzeiro até 2035.

O estatuto e o Código de Ética da CBF vedam que presidentes da entidade tenham vínculos com qualquer clube. Ronaldo, portanto, estará infringindo as normas da confederação caso mantenha a intenção de comandar a confederação.

O Metrópoles teve acesso ao contrato de alienação fiduciária firmado em 1º de julho de 2024 entre Ronaldo e Pedro Lourenço, que comprou a SAF Cruzeiro. O documento demonstra que Ronaldo mantém ligação com o clube mesmo após a venda da instituição, em 29 de abril do mesmo ano.

O item III do artigo 1.1 do contrato determina que “todos os direitos e ativos relacionados às ações, incluindo, sem limitação, rendimentos, dividendos, lucros, ganhos, juros sobre capital próprio, distribuições e outros pagamentos, valores recebidos ou a serem recebidos (…) deverão estar automaticamente sujeitos à alienação fiduciária aqui disposta”. Ou seja, todos esses rendimentos vão para o bolso de Ronaldo.

O acordo estabelece que Ronaldo, como “credor fiduciário”, terá direito a retomar todas as ações societárias do Cruzeiro no caso de atraso de alguma das 11 parcelas do pagamento total de R$ 600 milhões até 2035.

Dessa forma, o Fenômeno mantém interesse no bom desempenho e nos resultados positivos do Cruzeiro, uma vez que ele se beneficiará financeiramente dos ganhos que o clube obtiver.

A situação configura conflito de interesse evidente. Por essa razão o Estatuto da CBF proíbe que o presidente da entidade que comanda o futebol no Brasil mantenha vínculos com qualquer clube.

A candidatura do ex-jogador ao cargo máximo da CBF é impossibilitada pelos vínculos entre os clubes Cruzeiro e Valladolid e ele. As eleições para a presidência da entidade ocorrem em 2026.

2 imagens

Trecho do Código de Ética da CBF

1 de 2

Trecho do Estatuto da CBF

2 de 2

Trecho do Código de Ética da CBF



Fonte: Metrópoles

Márcia Fu relata golpe milionário que levou após se aposentar no vôlei

Márcia Fu detalhou um golpe milionário que levou logo após se aposentar das quadras. Atualmente com 56 anos, a medalhista olímpica decidiu seguir carreira...

Confira os resultados deste domingo pela Série D do Brasileirão

O Metrópoles transmite pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os jogos de volta das oitavas de final do Brasileirão Will Bank Série...

Corinthians vence Vasco fora de casa e se distancia da zona da degola

Na continuação da 21ª rodada do Brasileirão, o Vasco recebeu o Corinthians no Estádio São Januário, neste domingo (24/8). O Timão se deu melhor...