Carioca começa com Fla defendendo título e tropeços de Bota e Vasco

Carioca começa com Fla defendendo título e tropeços de Bota e Vasco

A bola rolou para o Campeonato Carioca 2025. O torneio estadual teve início, neste sábado (11/1), com três partidas, em uma temporada que se desenha como uma das mais equilibradas dos últimos anos. E o equilíbrio se traduziu nos jogos de estreia de Botafogo e Vasco. O Glorioso perdeu em casa para o Maricá e o Vasco empatou com o Nova Iguaçu em São Januário.

A competição segue com mais três partidas, neste domingo (12/1), com o Flamengo, atual campeão, iniciando a defesa do título. O Fluminense, vencedor em 2023, também entra em campo. Confira como chegam os times para a competição em 2025.

O Flamengo vê no Botafogo, campeão brasileiro e da Libertadores em 2024, um duro concorrente a tomar a taça do Rubro-negro. Vasco e Fluminense também querem retomar a hegemonia no estado e os azarões querem atrapalhar o plano dos gigantes.

5 imagens

1 de 5

Atual campeão, o Flamengo defenderá o título em 2025

Marcello Dias/Eurasia Sport Images/Getty Images

2 de 5

Campeão Brasileiro e da Libertadores, Botafogo chega como um dos favoritos

3 de 5

Vasco, de Vegetti, quer voltar a conquistar a competição

Leandro Amorim/Vasco

4 de 5

Fluminense, de Cano, vai em busca de retomar a taça, conquistada em 2023

MARCELO GONÇALVES/ FLUMINENSE F.C.

5 de 5

Nova Iguaçu, finalista em 2024, é inspiração dos outros times para atrapalhar os quatro grandes

Luis Nova/Especial Metrópoles

Defendendo o título

 

Depois do título em cima do Nova Iguaçu na última temporada, o Flamengo chega para defender a taça, por enquanto, sem muitas mudanças no elenco. Comandado novamente por Filipe Luís, o Rubro-negro teve mais mudanças internas e de gestão do que no plantel. Com uma nova diretoria, o detentor do troféu manteve a base campeã em 2024 e surge como um dos grandes favoritos ao bicampeonato.

O Rubro-negro estreia neste domingo (12/1), às 16h, no estádio Batistão, em Sergipe, contra o Boavista.

Mas em 2025, o Flamengo terá um antagonista de peso na briga pelo título: após conquistar o Campeonato Brasileiro e a América na última temporada, o Botafogo quer destronar o Rubro-negro e se tornar o melhor time do Rio de Janeiro. Apesar de perder o técnico Artur Jorge, o Glorioso vem com tudo para 2025 e quer iniciar o novo ano como terminou o último: conquistando taças.

Porém, logo na estreia, neste sábado, com uma mescla de jogadores do time sub-23 e reservas, o Botafogo acabou derrotado para o Maricá por 2 x 1 no Nilton Santos.

Pensando no futuro

Ano novo, vida nova. Esta é a resolução de 2025 de Fluminense e Vasco. Os dois tradicionais times do estado não fizeram um grande ano em 2024, mas pretendem iniciar a temporada com o pé direito, começando pelo estadual.

O Flu não se mexeu tanto no mercado, mas aposta no uruguaio Agustín Canobbio, contratado junto ao Athletico-PR, como nome de peso para o ataque. O Tricolor estreia neste domingo, às 19h, contra o Sampaio Corrêa, em Moça Bonita.

Já o Vasco vem para o Cariocão com mudanças importantes em seu setor de defesa e no banco de reservas. O Gigante da Colina não terá Léo e Maicon, mas contará com o reforço de Maurício Lemos, ex-Atlético-MG. E o técnico Fábio Carille chega para comandar a equipe após garantir o acesso do Santos à Série A do Brasileirão.

E sem o treinador no banco e com reservas, o Gigante empatou em 1 x 1 com o Nova Iguaçu, neste sábado, em São Januário.

Bangu, Boavista, Madureira, Maricá, Portuguesa, Sampaio Corrêa e Volta Redonda se inspiram no Nova Iguaçu, finalista de 2024, para tentar surpreender o quarteto de grandes e beliscar uma vaga na semifinal da competição estadual.

Formato

Os 12 clubes se enfrentarão em grupo único. O time que terminar em 1º lugar é considerado campeão da Taça Guanabara. Além disso, os quatro primeiros colocados garantem a vaga na semifinal do campeonato. O 1º colocado enfrenta o 4º, e o 2º pega o 3º, em partidas de ida e volta, com vantagem para as equipes de melhor campanha.

A final será disputada em dois jogos, sem vantagem para os finalistas.

Já os times que encerrarem do 5º ao 8º lugares disputarão a Taça Rio, em duelos de ida e volta. O último colocado do turno será rebaixado.

Confira os jogos da primeira rodada do Campeonato Carioca 2025:

Sábado (11/1)
Botafogo 1 x 2 Maricá 16h
Vasco 1 x 1 16h30
Bangu x Portuguesa 19h

Domingo (12/1)
Flamengo x Boavista 16h
Madureira x Volta Redonda 16h
Fluminense x Sampaio Corrêa 19h


Fonte: Metrópoles