Extraído da planta Camellia sinensis, o chá verde é popularmente conhecido pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A bebida é aliada de quem busca uma vida mais saudável.
De acordo com a nutricionista esportiva e funcional Thaís Barca, o chá verde se destaca pela presença de compostos bioativos, como as catequinas, especialmente a epigalocatequina galato (EGCG).
“Esses antioxidantes ajudam a combater os radicais livres que causam estresse oxidativo, um dos principais gatilhos para inflamações crônicas no organismo. Além disso, a EGCG regula citocinas pró-inflamatórias, como o TNF-alfa e a interleucina-6, que estão associadas a doenças autoimunes e inflamações crônicas”, explica.
Qual quantidade consumir?
Embora o consumo regular de chá verde ofereça diversos benefícios, é importante evitar excessos, alerta o médico Wandyk Alisson, da Clínica Eclissée, em Balneário Camboriú.
“A recomendação segura é consumir de duas a três xícaras por dia, o que equivale a 400 a 600 ml. Cada xícara oferece cerca de 50 a 100 mg de cafeína e é rica em antioxidantes. No entanto, o excesso pode causar insônia, taquicardia e desconfortos gástricos devido à cafeína presente na bebida”, alerta o especialista.
Wandyk ressalta ainda que nem todo mundo pode consumir chá verde. “Gestantes e lactantes devem evitar o excesso devido à cafeína, que pode impactar o feto ou o leite materno. Pessoas com insônia, gastrite, úlceras ou anemia também precisam ter cautela, já que o chá pode agravar os sintomas ou interferir na absorção de ferro”, explica o médico.
Ele também alerta para possíveis interações com medicamentos, especialmente anticoagulantes e estimulantes.
A nutricionista Thaís Barca, da Clínica CliNutri, em São Paulo, complementa que, para aproveitar todos os benefícios do chá verde, é importante observar a quantidade consumida e o momento de ingestão.
“Para maximizar os benefícios, o ideal é tomar o chá verde entre as refeições. Consumir a bebida junto com alimentos pode interferir na absorção de nutrientes, como o ferro”, orienta.
Confira seis benefícios do consumo de chá verde para a saúde:
1 – Equilíbrio da microbiota intestinal
O consumo regular de chá verde ajuda a promover o crescimento de bactérias benéficas no intestino, contribuindo para um microbioma mais saudável.
O equilíbrio favorece a produção de compostos com propriedades anti-inflamatórias, que podem impactar positivamente a saúde geral, incluindo a redução de inflamações no cérebro.
2 – Combate os radicais livres
Rico em catequinas — especialmente o epigallocatechin gallate (EGCG) —, o chá verde combate os radicais livres que causam estresse oxidativo, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo as células contra danos.
3 – Auxílio no emagrecimento
O chá verde acelera o metabolismo, favorecendo a queima de gordura, especialmente quando consumido em uma rotina de exercícios físicos. Essa característica o torna um aliado para quem busca perda de peso.
4 – Melhora da saúde cardiovascular
Ele contribui para a redução dos níveis de colesterol LDL (conhecido como colesterol ruim) e protege contra a formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo o risco de problemas cardíacos.
5 – Redução do risco de doenças crônicas
O consumo regular da bebida está associado à menor incidência de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Além disso, o chá verde ajuda no controle da glicemia, reduzindo o risco de a pessoa desenvolver diabetes tipo 2.
6 – Estímulo à saúde mental
Graças à presença da L-teanina, um aminoácido com propriedades relaxantes, o chá verde melhora o foco, reduz o estresse e promove um estado de relaxamento mental, sem causar sonolência.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles