Chefes do Legislativo e Judiciário não devem participar de atos do 8/1

Na véspera dos atos em alusão aos dois anos dos ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, ainda não se sabe se todos os chefes dos Poderes estarão presentes no evento.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, já informou que será representado pelo vice-presidente, ministro Edson Fachin.

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não confirmaram presença.

Nem mesmo os cotados para assumir os postos no legislativo sinalizaram que irão comparecer. Caso do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Os comandantes das Forças Armadas avisaram que vão participar.

Como serão os eventos?

Os eventos organizados pelo Planalto serão divididos em etapas. A primeira será às 9h30, com a entrega oficial de obras de arte alvos de vandalismo. Dentre as 21 peças está o relógio Balthasar Martinot Boulle, danificado durante os ataques, que foi restaurado na Suíça sem custo para o governo brasileiro.

As demais restaurações foram conduzidas por uma equipe de 10 profissionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em um laboratório no Palácio da Alvorada.

Às 10h30 será feito o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, avaliada em R$ 8 milhões, que foi furada durante os ataques criminosos.

Uma cerimônia com a presença de autoridades está prevista para às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. À tarde está previsto um abraço simbólico à Praça dos Três Poderes. Lula descerá a rampa do Planalto acompanhado de autoridades para participar do “Abraço da Democracia”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefes do Legislativo e Judiciário não devem participar de atos do 8/1 no site CNN Brasil.

Morre jovem que ficou mais de 50 dias em coma por beber gin com metanol

Morreu nesta quinta-feira (23) o estudante Rafael dos Anjos Martins, que ficou internado mais de 50 dias em coma no Hospital São Luiz, em...

Emilia Clarke, estrela de “Game Of Thrones”, visita as Cataratas do Iguaçu

A atriz britânica Emilia Clarke, 39, estrela da série “Game of Thrones”, visitou as Cataratas do Iguaçu durante uma viagem de férias para a...

Kim Jong Un diz que laços militares com Rússia “avançarão sem parar”

O líder norte-coreano, Kim Jong Un, disse que a irmandade militar entre seu país e a Rússia “avançará sem parar”, segundo informações a mídia...