Chefes do Legislativo e Judiciário não devem participar de atos do 8/1

Na véspera dos atos em alusão aos dois anos dos ataques às sedes dos Três Poderes ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, ainda não se sabe se todos os chefes dos Poderes estarão presentes no evento.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, já informou que será representado pelo vice-presidente, ministro Edson Fachin.

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não confirmaram presença.

Nem mesmo os cotados para assumir os postos no legislativo sinalizaram que irão comparecer. Caso do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

Os comandantes das Forças Armadas avisaram que vão participar.

Como serão os eventos?

Os eventos organizados pelo Planalto serão divididos em etapas. A primeira será às 9h30, com a entrega oficial de obras de arte alvos de vandalismo. Dentre as 21 peças está o relógio Balthasar Martinot Boulle, danificado durante os ataques, que foi restaurado na Suíça sem custo para o governo brasileiro.

As demais restaurações foram conduzidas por uma equipe de 10 profissionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em um laboratório no Palácio da Alvorada.

Às 10h30 será feito o descerramento da obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, avaliada em R$ 8 milhões, que foi furada durante os ataques criminosos.

Uma cerimônia com a presença de autoridades está prevista para às 11h, no Salão Nobre do Palácio do Planalto. À tarde está previsto um abraço simbólico à Praça dos Três Poderes. Lula descerá a rampa do Planalto acompanhado de autoridades para participar do “Abraço da Democracia”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chefes do Legislativo e Judiciário não devem participar de atos do 8/1 no site CNN Brasil.

China vai apoiar “reunificação” e deve combater “separatistas” em Taiwan

A China oferecerá firme apoio às “forças patrióticas pró-reunificação” em Taiwan e vai combater duramente os “separatistas”, afirmou o principal funcionário chinês responsável pela...

Como um terreno em Brasília pode ressuscitar trens de passageiros no país

Um terreno atualmente sem uso em Brasília, a apenas nove quilômetros da Esplanada dos Ministérios, tornou-se peça central nos planos do governo de ressuscitar...

Bonobos são capazes de brincar de faz de conta, assim como crianças humanas

As crianças adoram brincar de faz-de-conta, organizando festas de chá imaginárias, educando turmas de ursinhos de pelúcia ou administrando seus próprios mercadinhos. Agora, um...
Sair da versão mobile