Coenzima Q10: conheça os benefícios e principais fontes naturais

A coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é uma substância essencial para o corpo humano. Ela auxilia na produção de energia, aumentando a disposição física e mental, e tem ação antioxidante, com benefícios para o fortalecimento da imunidade e da saúde cardiovascular.

Estudos apontam que a coenzima Q10 contribui com o controle do colesterol, dos níveis de triglicérides e pode ajudar no tratamento de pessoas com diabetes, insuficiência cardíaca e pressão alta.

“A Q10 possui várias propriedades antioxidantes, também protege o coração e fortalece o sistema imunológico”, afirmou o endocrinologista Bruno Babetto, da clínica Tivolly, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Benefícios da coenzima Q10

A coenzima Q10 traz vários benefícios para a saúde como:

  • Melhora da disposição;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares;
  • Prevenção do envelhecimento precoce
  • Tratamento da insuficiência cardíaca;
  • Melhora da saúde do cérebro.

Fontes naturais de coenzima Q10

Além de ser produzida naturalmente no corpo, a coenzima Q10 está presente em alimentos como carnes bovinas, frango, peixes vermelhos — como o atum e o salmão —, e óleos vegetais.

Ela também é encontrada em legumes, como o espinafre, couve, brócolis e alho, e em frutas, como abacate e maçã.

“Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o coração saudável. Incluir alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, ajuda a reduzir o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Além disso, o consumo de gorduras saudáveis, encontradas em peixes e nozes, contribui para a saúde do coração”, afirma a nutricionista Fernanda Larralde, que atende em Goiânia.

Sintomas da carência de coenzima Q10

Com o passar do tempo, o corpo humano começa a diminuir a produção de alguns hormônios e enzimas, incluindo a coenzima Q10. A substância também costuma estar em déficit em pacientes que tratam dislipidemias, como colesterol e triglicerídeos altos no sangue.

Segundo Babetto, os sintomas da carência da coenzima Q10 são inespecíficos, mas alguns sinais podem orientar o profissional no diagnóstico. Entre eles, destacam-se:

  • Dores de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Desequilíbrio dos níveis de glicose, pois a enzima aumenta a sensibilidade das células ao açúcar;
  • Cansaço contínuo;
  • Fadiga;
  • Problemas de memória e concentração;
  • Problemas cardíacos.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Conselheira alertou Lupi em 2023 sobre denúncias de fraude no INSS

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi alertado em junho de 2023 sobre indícios de irregularidades em descontos na folha de pagamento de...

Chá de banana emagrece? Veja quais são os benefícios e como fazer

O chá de banana é um aliado para o emagrecimento, possui diversos benefícios para uma dieta saudável e é uma opção de bebida para...

Jovem tem AVC após contrair bactéria ao roer unhas. Entenda

Um jovem afirmou ter contraído uma bactéria ao roer as unhas, o que causou uma infecção severa em todo o corpo. O quadro infeccioso...