Ícone do site O SERINGAL

Coenzima Q10: conheça os benefícios e principais fontes naturais

coenzima-q10:-conheca-os-beneficios-e-principais-fontes-naturais

Coenzima Q10: conheça os benefícios e principais fontes naturais

A coenzima Q10, também conhecida como ubiquinona, é uma substância essencial para o corpo humano. Ela auxilia na produção de energia, aumentando a disposição física e mental, e tem ação antioxidante, com benefícios para o fortalecimento da imunidade e da saúde cardiovascular.

Estudos apontam que a coenzima Q10 contribui com o controle do colesterol, dos níveis de triglicérides e pode ajudar no tratamento de pessoas com diabetes, insuficiência cardíaca e pressão alta.

“A Q10 possui várias propriedades antioxidantes, também protege o coração e fortalece o sistema imunológico”, afirmou o endocrinologista Bruno Babetto, da clínica Tivolly, em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Benefícios da coenzima Q10

A coenzima Q10 traz vários benefícios para a saúde como:

Fontes naturais de coenzima Q10

Além de ser produzida naturalmente no corpo, a coenzima Q10 está presente em alimentos como carnes bovinas, frango, peixes vermelhos — como o atum e o salmão —, e óleos vegetais.

Ela também é encontrada em legumes, como o espinafre, couve, brócolis e alho, e em frutas, como abacate e maçã.

“Uma alimentação equilibrada é fundamental para manter o coração saudável. Incluir alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grãos integrais, ajuda a reduzir o colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Além disso, o consumo de gorduras saudáveis, encontradas em peixes e nozes, contribui para a saúde do coração”, afirma a nutricionista Fernanda Larralde, que atende em Goiânia.

Sintomas da carência de coenzima Q10

Com o passar do tempo, o corpo humano começa a diminuir a produção de alguns hormônios e enzimas, incluindo a coenzima Q10. A substância também costuma estar em déficit em pacientes que tratam dislipidemias, como colesterol e triglicerídeos altos no sangue.

Segundo Babetto, os sintomas da carência da coenzima Q10 são inespecíficos, mas alguns sinais podem orientar o profissional no diagnóstico. Entre eles, destacam-se:

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile