Com maturidade, é o centro que reúne PT e PL, diz Motta sobre eleição

Em São Paulo, um jantar suprapartidário reuniu líderes do governo, do centro e da oposição em apoio ao deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), que deve presidir a Câmara pelos próximos dois anos.

O evento, em uma pizzaria no centro de São Paulo, reuniu o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), presidentes de partidos, ministros e deputados federais pelo estado, que organizaram o evento.

Em discurso no salão, Hugo defendeu a postura de “diálogo” e “maturidade” dos partidos de centro, que possibilita a reunião de adversários políticos sob um mesmo projeto.

“É esse centro que, com diálogo e maturidade, dá uma demonstração de poder aqui, termos representantes do Partido dos Trabalhadores ao lado do Partido Liberal”, afirmou Hugo Motta.

No jantar, o deputado federal Kiko Celeguim (PT-SP) discursou em nome do PT. Já pelo lado do PL, esteve presente o líder nacional da legenda, Valdemar da Costa Neto.

“O centro político do país é muitas vezes criticado, pois transparece que o centro é uma ausência de posição”, disse o deputado paraibano.

“Não, o centro é uma ausência de preconceitos. Não temos preconceitos de onde a ideia vem. Se ela é boa para o país, temos a capacidade de buscar e implementá-la”, afirmou.

O jantar teve discursos assinalando Hugo Motta como continuidade do consenso político formado por Arthur Lira (PP-AL), que deixa a presidência da Casa após quatro anos.

“Essa é a foto da sua gestão, Arthur Lira”, afirmou Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, em discurso.

Foi no entorno de Lira que se construiu o acordo que, no próximo sábado (1°), deve levar Hugo Motta a se tornar o presidente mais jovem da história da Câmara, aos 35 anos.

Motta conta com o apoio de 17 partidos para ser alçado ao comando da Casa. Juntos, os partidos somam 488 deputados.

Com tamanho apoio, Motta se credencia para superar o recorde da reeleição de Lira como presidente, em 2023, quando reebeu 464 votos no Plenário.

“Nas minhas contas, você vai ter entre 470 a 487. Estou começando a apostar para ganhar esse negócio no próximo sábado”, afirmou Paulinho da Força, presidente nacional do Solidariedade.

Motta disputa a presidência contra Marcel van Hattem (Novo-RS) e o Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ). O Novo conta com quatro deputados e o PSOL, 13.

“Tivemos uma eleição que foi uma lavada (em 2023), mas foi a reeleição do Arthur”, afirmou Valdemar. “Mas ter uma eleição (com ampla margem de votos) de saída? Meus parabéns, Arthur”, acrescentou.

O jantar faz parte do encerramento da campanha de Hugo Motta à presidência. Nesta terça-feira (28), a celebração vai ser repetida no Rio de Janeiro – desta vez, em uma churrascaria.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Com maturidade, é o centro que reúne PT e PL, diz Motta sobre eleição no site CNN Brasil.

Eleição na Bolívia pode encerrar quase 20 anos de governos de esquerda

Mais de 7,5 milhões de bolivianos são esperados nas urnas neste domingo (17) para votar nas eleições presidenciais que podem tirar a esquerda do...

Atlético-MG x Grêmio: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Grêmio medem forças neste domingo (17), em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025. O confronto será realizado...

Chapecoense x Paysandu: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em busca de consolidar sua posição no G-4, a Chapecoense recebe o Paysandu neste domingo (17), às 16h (de Brasília), em partida válida pela...