Comer mais ovos para ganhar massa muscular funciona? Entenda

O ovo está entre os alimentos preferidos dos atletas e praticantes de musculação. Afinal, cada unidade do alimento tem cerca de 6 gramas de proteína, nutriente que ajuda na reparação e desenvolvimento dos músculos. Mas será que aumentar seu consumo na dieta realmente ajuda a ganhar mais massa muscular?

De acordo com a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, é preciso ter cautela ao consumir grandes quantidades do alimento.

Quantos ovos consumir por dia?

“As recomendações do consumo de ovos vão depender de uma série de fatores, como sexo, peso, altura e intensidade de atividade física. Mas, no geral, recomenda-se que um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, independente da prática de exercícios”, alerta a médica.

Qualquer valor acima desse número deve ter acompanhamento de um profissional especializado. Isso porque consumir uma quantidade excessiva de ovos pode trazer riscos à saúde.

“Podem ser observadas alterações no perfil lipídico, já que a gema do ovo é rica em colesterol; ganho de peso, devido às calorias do alimento; e alteração da filtração renal por sobrecarga de proteína, podendo levar até mesmo à formação de pedras nos rins”, adverte a endocrinologista Deborah Beranger.

Isso não quer dizer que você precisa deixar de consumir ovos, pois realmente é um alimento muito rico em proteína, bem como de uma grande variedade de vitaminas. Além disso, o alimento é um grande aliado do sistema imunológico.

“A recomendação é que uma pessoa sedentária consuma cerca de 0,8 gramas de proteína por quilo. Já pessoas que buscam hipertrofia e massa muscular podem consumir de 1,2 gramas até, no máximo, 2 g de proteína por quilo, dependendo das necessidades individuais”, ressalta Deborah.

Ovos
Os ovo são ricos em proteínas e vitaminas

Segundo ela, além do ovo, é preciso levar em consideração os outros alimentos ricos em proteína que consumimos ao longo do dia e, quando somados, podem acabar excedendo as recomendações diárias desse nutriente. Afinal, toda dieta deve ser diversificada e não devemos buscar uma única opção como fonte de um nutriente.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Conheça os benefícios de comer mingau de aveia todos os dias

O mingau de aveia é um verdadeiro aliado das pessoas que buscam um estilo de vida saudável. A fama desse alimento é grande e...

Ora-pro-nóbis: entenda como as folhas ricas em fibras melhoram a saúde

A ora-pro-nóbis (OPN) é considerada uma planta valiosa para a alimentação. As folhas contêm uma variedade significativa de nutrientes essenciais para o bom funcionamento...

Lazio demite funcionário que compartilhou foto de implante peniano

A Lazio, clube italiano da primeira divisão, emitiu um comunicado que chamou atenção no mundo de futebol. Nessa segunda-feira (13/1), o time da cidade...