Commotio cordis pode ter causado morte de jovem no Amazonas: entenda

Uma tragédia ocorreu no interior do Amazonas no início desta semana: um adolescente de 16 anos morreu após ser atingido por uma bolada no peito durante uma partida de futebol.

O jovem, identificado como Edson Lopes Gama, estava participando de um torneio na comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Maués, quando o incidente ocorreu, por volta de 1h da madrugada de segunda-feira (5/1). Testemunhas tentaram reanimá-lo no local, mas ele não resistiu.

Um vídeo mostra o momento em que o adolescente foi atingido. Veja:

O que é commotio cordis?

De acordo com o cardiologista Raphael Boesche Guimarães, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia a uma condição conhecida como “Commotio cordis”, pode ter sido a possível causa da morte.

O médico explica que a condição ocorre quando um impacto não penetrante no tórax atinge o coração em um momento específico do ciclo cardíaco, desencadeando uma arritmia fatal. Apesar de ser um evento raro, sua gravidade exige atenção.

“Apenas exames post-mortem poderão confirmar a causa, mas é fundamental entender os riscos e medidas preventivas para evitar novas tragédias”, destaca o profissional.

Quem está mais vulnerável?

Atletas jovens, especialmente aqueles que praticam esportes de impacto, como futebol, beisebol e artes marciais, estão entre os mais vulneráveis. “Medidas simples, como o uso de proteções adequadas e avaliações cardiológicas regulares, podem salvar vidas”, diz.

Além disso, a estruturação dos centros esportivos com equipamentos de emergência, como desfibriladores externos automáticos (DEA), é essencial.

O cardiologista também reforça a importância do treinamento em primeiros socorros. “Ter profissionais capacitados em suporte básico e avançado de vida e protocolos claros de emergência podem fazer a diferença entre a vida e a morte em casos como este”, explica.

A importância de uma resposta rápida

Raphael destaca que o sucesso no atendimento de emergências cardíacas depende de uma sequência de ações rápidas: o reconhecimento imediato do colapso, o acionamento do serviço de emergência, a realização de compressões torácicas eficazes, a ventilação adequada e o uso do DEA nos primeiros minutos após o incidente.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Nigéria confirma ataque contra alvos terroristas e cita cooperação com EUA

A Nigéria anunciou que trabalhou em conjunto com os Estados Unidos para atacar “alvos terroristas” no noroeste do país nesta quinta-feira (25), após o...

NBA: Warriors vencem Mavs no Natal em jogo marcado por nova lesão de Davis

O Golden State Warriors venceu o Dallas Mavericks por 126 a 116 nesta quinta-feira (25) em casa no terceiro jogo da rodada de Natal da...

Venezuela liberta presos políticos, incluindo adolescentes, diz ONG

Pelo menos 26 pessoas que estavam detidas na Venezuela, supostamente por motivos políticos, foram libertadas nesta quinta-feira (25), informou Alfredo Romero, diretor-presidente da organização...