Um dos principais campeonatos regionais do país está de volta. Nesta terça-feira (21/1), o embate entre CSA e Confiança, no estádio Rei Pelé, dá início à Copa do Nordeste. Ao todo, 16 times brigam pelo troféu e pela farta premiação, que nesta edição chegou a um patamar recorde.
Grupos
Neste ano, as equipes estão divididas em dois grupos. No grupo A estão: Sport, Fortaleza, Vitória, CRB, Ferroviário, Altos, Sousa e Moto Club. Já o grupo B é formado por: Ceará, Bahia, Sampaio Corrêa, CSA, Náutico, Confiança, Juazeirense e América-RN.
Formato e premiação
Na primeira fase, as equipes enfrentam seus adversários da mesma chave em jogo único ao longo de sete rodadas. Ao encerramento dos duelos, as quatro equipes melhores colocadas nos dois grupos passam de fase. Os confrontos de quartas de final acontecem em jogo único, assim como as semifinais. Somente a final será disputada com jogos de ida e volta.
Além do título, a equipe campeã embolsa R$ 2,2 milhões.
Atual detentor do troféu, o Fortaleza entra na disputa para chegar ao tetracampeonato, se igualando a Bahia e Vitória, que miram disparar na contagem de títulos. O Ceará também tenta igualar a marca dos times baianos. De volta a série A, o Sport almeja sair da fila. A última conquista do clube pernambucano foi em 2014.
Confira a agenda de jogos da 1ª rodada
Grupo A
22/1
Ferroviário x Sport – 21h30
CRB x Vitória – 21h30
23/1
Fortaleza x Moto Club – 19h
Sousa x Altos – 19h
Grupo B
21/1
CSA x Confiança – 21h30
22/1
América-RN x Juazeirense – 19h
Náutico x Ceará – 21h30
23/1
Bahia x Sampaio Corrêa – 20h
Fonte: Metrópoles