Desaprovação de Lula cresce e chega a 49,8%, diz AtlasIntel

O instituto AtlasIntel divulgou, nesta sexta-feira (10), um levantamento que avalia a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além da avaliação do governo. Segundo a pesquisa, a desaprovação do petista cresceu 2,5 pontos percentuais. Em novembro, o chefe do Executivo era desaprovado por 47,3% da população. Hoje, o descontentamento vai a 49,8%.

Segundo o levantamento, 47,8% dos entrevistados aprovam o petista, enquanto 2,4% não sabem. Os índices de desaprovação e aprovação estão empatados pela margem de erro.

A desaprovação de Lula vem apresentando uma crescente desde abril, quando o índice estava em 43,4%. Em julho, alcançou 44,9%; em outubro, 45,8%; em novembro 47,3%; e 49,8%, em dezembro.

Já a aprovação apresentou queda em novembro, quando Lula caiu de 50,7%, registrado em outubro, para 47,3%. Em dezembro, voltou a aumentar, alcançando 47,8%.

A pesquisa, realizada com 2.873 pessoas, entre os dias 26 a 31 de dezembro de 2024, tem margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Avaliação de governo

O levantamento do AtlasIntel indica ainda que 44,6% consideram o governo de Lula ruim ou péssimo. Já os que consideram a gestão ótima ou boa somam 40.8%. Outros 13,3% acham o governo regular e a opção “não sabe” registrou 1,3%.

A avaliação de governo ruim/péssimo também apresentou alta, segundo o instituto.

Em novembro, 43,1% consideravam a gestão como ruim ou péssima. Enquanto 43,3% achavam o governo ótimo ou bom.

A pesquisa foi feita pela Latam Pulse, uma iniciativa entre AtlasIntel e Bloomberg, que fornece dados mensais sobre a situação política, social e econômica de cinco países-chave da América Latina: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desaprovação de Lula cresce e chega a 49,8%, diz AtlasIntel no site CNN Brasil.

Von der Leyen diz ter votos para fechar acordo comercial Mercosul-UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou nesta sexta-feira (19/12) que o acordo comercial entre o Mercosul e o bloco do...

Wiz Khalifa é condenado à prisão por fumar maconha durante show

O rapper Wiz Khalifa recebeu uma condenação de nove meses de prisão na Romênia após um episódio ocorrido durante um festival de música no...

Maresca responde interesse do City para substituir Guardiola

Enzo Maresca se pronunciou pela primeira vez após surgirem notícias de que se tornou alvo do Manchester City para substituir Pep Guardiola. Em coletiva...