Desejo de Trump de comprar a Groenlândia “não é brincadeira”, diz Rubio

O desejo do presidente Donald Trump de comprar a Groenlândia “não é uma piada”, disse o secretário de Estado Marco Rubio na quinta-feira (30), reconhecendo que Trump aborda a política externa “de um ponto de vista comercial transacional”.

Ele quer comprá-la. Ele quer pagar por ela”, disse Rubio, argumentando que “não se trata de adquirir terras com o propósito de adquirir terras”, mas sim de “interesses nacionais” dos EUA.

Ele discutiu a Groenlândia, a guerra Rússia-Ucrânia e outros detalhes durante uma entrevista no “The Megyn Kelly Show”

 

 

Aqui está o que mais ele disse durante a entrevista:

Groenlândia

Rubio tentou recuar na noção de que os EUA tomariam a ilha, que é território dinamarquês, pela força militar — algo que Trump não descartou. O presidente “é um empresário que está envolvido em política, não um político envolvido em política”, disse o secretário.

“Então ele não vai começar o que ele vê como uma negociação ou uma conversa tirando a alavancagem da mesa.” O principal diplomata dos EUA vinculou a questão da Groenlândia à ameaça da China, argumentando que Pequim tentará projetar influência lá, caso em que a Dinamarca dependeria da ajuda dos EUA.

O ponto de Trump, disse, é que “se já estamos no gancho” para proteger a Groenlândia, “podemos muito bem ter mais controle sobre o que acontece lá. E então eu sei que é um tópico delicado para a Dinamarca, mas é, novamente, um item de interesse nacional para os Estados Unidos”.

Rússia-Ucrânia

Tanto a Rússia quanto a Ucrânia “terão que abrir mão de algo” nas negociações para acabar com a guerra, disse Rubio, acrescentando que “ambos os lados estão pagando um preço alto por isso” e “ambos os lados têm incentivo para que esse conflito acabe”.

Rubio também acrescentou que a guerra “não vai terminar com os objetivos maximalistas de nenhum dos lados, e vai ter que haver muito trabalho duro. E eu acho que apenas os Estados Unidos, sob a liderança do presidente Trump, podem tornar isso possível“.

Retirando a equipe de segurança de Mike Pompeo: Uma “avaliação de risco” foi feita na decisão de Trump de retirar a equipe de segurança do ex-secretário de Estado Mike Pompeo, disse Rubio.

A CNN relatou na quinta-feira (23) passada que o ex-secretário de Estado havia recebido proteção contínua devido a ameaças do Irã.

“Se as circunstâncias mudarem e novas ameaças surgirem ou ameaças adicionais surgirem, essa sempre será uma opção a ser abordada”


Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA

Este conteúdo foi originalmente publicado em Desejo de Trump de comprar a Groenlândia “não é brincadeira”, diz Rubio no site CNN Brasil.

Com maioria formada, STF condena Zambelli a 10 anos de prisão e perda de mandato

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti pela...

Comentarista desmaia ao vivo em jornal e apresentador aciona socorro imediato

Na noite da última quinta-feira (8/5), um episódio inesperado gerou apreensão na Fox News: a comentarista política Camryn Kinsey desmaiou durante uma exibição ao...

A$AP Rocky revela pista sobre nome do terceiro filho com Rihanna

Sem pronunciamentos oficiais ou postagens nas redes sociais, bastou uma aparição no tapete vermelho do Met Gala 2025 para que Rihanna e A$AP Rocky...