Dino manda governo definir regras para instituições de ensino prestarem contas sobre uso de emendas

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 30 dias para o governo federal criar normas de transparência e a rastreabilidade na aplicação de emendas parlamentares direcionadas às instituições de ensino superior e suas respectivas fundações de apoio.

No despacho, o ministro determina que o Ministério da Educação (MEC), a Controladoria Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e estados providenciem normas e/ou orientações para que haja aplicação e prestação de contas pelas Instituições de Ensino Superior e suas respectivas Fundações de Apoio.

“Há relatos nos autos de que tais Fundações, por intermédio de contratações de ONGs sem critérios objetivos, têm servido como instrumentos para repasses de valores provenientes de emendas parlamentares”, pontuou o ministro.

No dia 3 de janeiro, o ministro Flávio Dino suspendeu repasses de emendas parlamentares para 13 ONGs, oito delas ligadas a universidades públicas. A decisão foi tomada após a CGU constatar que as organizações não fornecem “transparência adequada ou não divulgam informações”.

A CNN procurou todos os citados na decisão de Dino e aguarda retorno.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dino manda governo definir regras para instituições de ensino prestarem contas sobre uso de emendas no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Cruzeiro no DF: Gabigol lidera artilharia do Brasileirão desde 2014

Em 2025, a Arena BRB Mané Garrincha será palco de mais um confronto entre clubes mineiros. O Athletic receberá o Cruzeiro em jogo da...

Vegetti é esperança de gols do Vasco contra o Madureira

Um dos destaques do Vasco em 2024, o atacante Pablo Vegetti permanece para a temporada 2025. E a esperança é de que o jogador...

Cruzeiro x Itabirito em BH: Raposa tem elenco experiente pela Seleção

O Cruzeiro encara o Itabirito no dia 30 deste mês, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro, no estádio Independência, a partir das 19h, em duelo...