Dólar e inflação devem mexer com popularidade de Lula, diz economista ao WW

A inflação e o dólar em alta devem se traduzir em dor de cabeça para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avaliou ao WW Marcela Kawauti, economista-chefe da Lifetime.

Kawauti destaca que o impacto da subida do dólar já vem sendo sentido de forma mais rápida, algo que também pode pesar na imagem do petista.

“Quando a inflação, o câmbio e o desemprego estão muito altos, a popularidade dos presidentes tende a ser menor”, afirmou a economista.

Apesar da deterioração nos dois primeiros cenários, o mercado de trabalho brasileiro segue aquecido, apesar do cenário de juros altos.

Nesta sexta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação do país encerrou o ano em alta de 4,83%, estourando o teto da meta perseguida pelo Banco Central (BC).

Em carta pública, mas endereçada ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, adiantou que a alta dos preços deve se manter dessa forma pelo menos até o terceiro trimestre deste ano. Em nota, Galípolo indicou que o IPCA só deve se aproximar da meta por volta de 2026.

Para garantir o controle, o presidente do BC indicou que irá seguir com o endurecimento da política monetária. Atualmente, a Selic, a taxa básica de juros do país, está em 12,25%. Na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será realizada no final deste mês, a autoridade monetária adiantou que deve voltar a elevar os juros em 1 ponto percentual.

Caso a situação se agrave, Kawauti reitera que a combinação deste cenário deve prejudicar a popularidade do presidente Lula. A economista destaca principalmente a questão da alta dos alimentos – que contribuiram com 1,63 ponto percentual do IPCA de 2024.

“Os alimentos são parte muito importante da cesta de consumo daquele brasileiro mais humilde, que é base do governo Lula. A gente pode imaginar que em algum momento o eleitor do Lula vai sentir isso e vai pegar na popularidade”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dólar e inflação devem mexer com popularidade de Lula, diz economista ao WW no site CNN Brasil.

Zuckerberg diz que a Meta foi pressionada pelo governo Biden para remover conteúdos da plataforma

O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou em um episódio do podcast “The Joe Rogan Experience” lançado na sexta-feira (10) que funcionários do governo...

Israel bombardeia usina elétrica e dois portos no Iêmen controlado pelos Houthis

Aviões de guerra israelenses bombardearam uma estação de energia e dois portos no Iêmen controlado pelos Houthis na sexta-feira (10). A ofensiva foi uma...

De incêndios a enchentes: por que a Califórnia sofre tanto com desastres naturais?

O sul da Califórnia estava submerso há menos de um ano. Um cerco de chuvas torrenciais de rios atmosféricos começou em dezembro e atingiu...