Dólar e inflação devem mexer com popularidade de Lula, diz economista ao WW

A inflação e o dólar em alta devem se traduzir em dor de cabeça para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), avaliou ao WW Marcela Kawauti, economista-chefe da Lifetime.

Kawauti destaca que o impacto da subida do dólar já vem sendo sentido de forma mais rápida, algo que também pode pesar na imagem do petista.

“Quando a inflação, o câmbio e o desemprego estão muito altos, a popularidade dos presidentes tende a ser menor”, afirmou a economista.

Apesar da deterioração nos dois primeiros cenários, o mercado de trabalho brasileiro segue aquecido, apesar do cenário de juros altos.

Nesta sexta-feira (10), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a inflação do país encerrou o ano em alta de 4,83%, estourando o teto da meta perseguida pelo Banco Central (BC).

Em carta pública, mas endereçada ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da autarquia, Gabriel Galípolo, adiantou que a alta dos preços deve se manter dessa forma pelo menos até o terceiro trimestre deste ano. Em nota, Galípolo indicou que o IPCA só deve se aproximar da meta por volta de 2026.

Para garantir o controle, o presidente do BC indicou que irá seguir com o endurecimento da política monetária. Atualmente, a Selic, a taxa básica de juros do país, está em 12,25%. Na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que será realizada no final deste mês, a autoridade monetária adiantou que deve voltar a elevar os juros em 1 ponto percentual.

Caso a situação se agrave, Kawauti reitera que a combinação deste cenário deve prejudicar a popularidade do presidente Lula. A economista destaca principalmente a questão da alta dos alimentos – que contribuiram com 1,63 ponto percentual do IPCA de 2024.

“Os alimentos são parte muito importante da cesta de consumo daquele brasileiro mais humilde, que é base do governo Lula. A gente pode imaginar que em algum momento o eleitor do Lula vai sentir isso e vai pegar na popularidade”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dólar e inflação devem mexer com popularidade de Lula, diz economista ao WW no site CNN Brasil.

Jogador do Milan se pronuncia sobre rumor de affair com Sydney Sweeney

Após ser apontado como affair de Sydney Sweeney, o jogador americano do Milan, Christian Pulisic, desmentiu os boatos através das redes sociais. O jogador chegou...

Ex-UFC ataca Borrachinha após desistência de luta: “Mongoloide”

Uma decisão tomada por Paulo Costa, já conhecido por se envolver em polêmicas, gerou revolta nos bastidores. Pouco tempo após a luta contra Brunno...

UFC: treinador de Pantoja fala sobre previsão de volta após derrota

Marcos Parrumpa, o Parrumpinha, deu uma atualização animadora sobre o estado de saúde de Alexandre Pantoja. O lutador brasileiro sofreu uma grave lesão no...