Durante a cerimônia de posse no primeiro dia de 2025, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), surpreendeu os eleitores ao confirmar o interesse em distribuir o genérico do Ozempic. O político pretende investir em uma versão genérica do medicamento para combater a obesidade.
A promessa começou durante a campanha eleitoral, quando alguns esclarecimentos foram feitos. “[Será] um programa de combate à obesidade que já estabelece as bases para aquisição da semaglutida, o Ozempic, a partir da quebra da patente do medicamento”, pontuou.
Veja as fotos
Por outro lado, a novidade não deverá chegar tão cedo para os interessados em usar o medicamento. Segundo informações do jornal O Globo, o fim da propriedade exclusiva do remédio está previsto para 2026. Após isso, uma versão genérica poderia ser disponibilizada para o público.
Enquanto isso, grandes dúvidas ainda rondam o uso do Ozempic para emagrecimento, já que essa indicação está fora da bula. Eduardo Paes pretende criar um Grupo de Trabalho para a realização de estudos sobre a introdução da semaglutida como componente no tratamento contra a obesidade nas Clínicas da Família.
Fonte: Portal LEODIAS