Em Havana, Mauro Vieira se encontra com presidente e chanceler de Cuba

Em meio a agendas pelo Caribe, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Mauro Vieira, se encontrou com o presidente (Miguel Díaz-Canel) e o chanceler (Bruno Rodríguez) de Cuba.

Os encontros com Díaz-Canel e Rodríguez ocorreram separadamente, na noite de sexta-feira (24). Ambas as reuniões se sucederam em Havana, capital cubana.

Na agenda com o presidente de Cuba, Mauro Vieira entregou a Díaz-Canel um convite feito pelo presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a Cúpula Brasil-Caribe.

A Cúpula Brasil-Caribe vai ser realizada em 13 de junho, em Brasília. Díaz-Canel aceitou o convite.

“Abordamos possibilidades de fortalecer nossas relações bilaterais (entre Brasil e Cuba) e avançar em projetos de cooperação”, afirmou Díaz-Canel em post no seu perfil pessoal Facebook.

Mudanças climáticas

Com seu correspondente cubano, Vieira abordou a presidência brasileira no Brics, que passa a ter o país caribenho como membro parceiro neste ano.

Outros assuntos que estiveram em pauta foram os efeitos das mudanças climáticas no Caribe. Neste ano, o Brasil sedia a COP30, a Conferência das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, em Belém.

A questão ambiental também foi assunto entre Vieira e Díaz-Canel; em novembro do ano passado, a passagem de um furacão provocou o colapso da rede elétrica de Cuba, deixando quase toda a sua população sem luz.

“Nossa ilha é muito vulnerável aos problemas das mudanças climáticas, e ter essa relação com o Brasil pode ser importante”, disse o chefe de Estado no encontro, em aspa registrada em nota da presidência cubana.

Sobre o encontro Vieira-Rodríguez, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba disse, por meio de nota, que “ficou comprovado o excelente estado das relações bilaterais (entre Brasil e Cuba).

De acordo com a chancelaria cubana, Vieira reforçou a posição contrária do Brasil tanto às sanções econômicas dos Estados Unidos a Cuba, como ao retorno do país à lista de países patrocinadores do terrorismo.

Vieira esteve nos últimos dias visitando países do bloco econômico Caricom, a Comunidade do Caribe, e organizações multilaterais da região.

O chanceler viajou ao Caribe para estreitar as relações com os países da região antes da cúpula de junho. As viagens começaram na terça-feira (21), em Trinidad e Tobago, e Cuba foi a última parada.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em Havana, Mauro Vieira se encontra com presidente e chanceler de Cuba no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Márcia Fu relata golpe milionário que levou após se aposentar no vôlei

Márcia Fu detalhou um golpe milionário que levou logo após se aposentar das quadras. Atualmente com 56 anos, a medalhista olímpica decidiu seguir carreira...

Confira os resultados deste domingo pela Série D do Brasileirão

O Metrópoles transmite pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os jogos de volta das oitavas de final do Brasileirão Will Bank Série...

Corinthians vence Vasco fora de casa e se distancia da zona da degola

Na continuação da 21ª rodada do Brasileirão, o Vasco recebeu o Corinthians no Estádio São Januário, neste domingo (24/8). O Timão se deu melhor...