Em meio a tensões com EUA, Irã anuncia base subterrânea de mísseis navais

O Irã revelou, neste sábado (18), uma base subterrânea de mísseis navais em um local não identificado no Golfo Pérsico, afirmou a TV estatal do país. O anúncio acontece dois dias antes do início do segundo mandato de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.

A informação surge em um momento em que há ampla expectativa de aumento da tensão com Washington. Os líderes iranianos estão preocupados que Trump possa dar poder ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para atacar as instalações nucleares do Irã, enquanto reforça as sanções dos EUA à sua indústria petrolífera por meio de sua política de “pressão máxima”.

A televisão estatal mostrou o chefe da Guarda Revolucionária, General Hossein Salami, visitando a base secreta. Ele disse que era uma das várias construídas no subsolo para embarcações capazes de lançar mísseis de longo alcance e realizar guerras distantes.

“Nós garantimos à grande nação do Irã que seus jovens são capazes de sair honrados e vitoriosos de uma batalha nos mares contra inimigos grandes e pequenos”, afirmou Salami.

A televisão estatal informou que a base foi construída a uma profundidade de 500 metros e mostrou túneis com longas fileiras do que seria uma nova versão de lanchas rápidas de evasão de radar que podem lançar mísseis de cruzeiro.

No início deste mês, o Irã iniciou exercícios militares que devem durar dois meses. Também foram realizadas simulações nas quais a Guarda Revolucionária defendeu instalações nucleares em Natanz contra ataques simulados de mísseis e drones.

O Irã, que diz que seus mísseis balísticos são uma importante força de dissuasão e retaliação contra os EUA e Israel, revelou no passado várias “cidades de mísseis” subterrâneas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Em meio a tensões com EUA, Irã anuncia base subterrânea de mísseis navais no site CNN Brasil.

Queda de balão provoca dois incêndios simultâneos em Santo André, SP

A queda de um balão provocou dois incêndios alarmantes na região de Santo André, na noite do último sábado (23), em Santo André, no...

Autoridades planejam há semanas envio da Guarda Nacional para Chicago

O governo Trump está planejando há semanas enviar a Guarda Nacional para Chicago, disseram dois oficiais à CNN, enquanto o presidente Donald Trump procura...

Julieta Pareja, a jovem promessa americana de 16 anos, estreia no US Open

Aos 16 anos, a tenista americana Julieta Pareja está prestes a disputar seu primeiro Grand Slam no circuito profissional. A jovem, atual número 1...