O prefeito eleito de Belo Horizonte, Fuad Noman, foi internado novamente na tarde desta sexta (3/1) com um quadro de insuficiência respiratória aguda. O político foi empossado no cargo esta semana em uma cerimônia on-line por recomendação médica — com baixa imunidade, o mineiro teve dificuldade para falar na ocasião.
Esta é a quarta vez que Noman é internado desde o final de novembro de 2024. Em julho do ano passado, ele foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que se origina nas células do sistema linfático. A doença ataca o sistema imunológico, diminuindo a capacidade do corpo de se defender de outras doenças. O político passou por cirurgia e fez um terapia para controlar a doença — em outubro, ele disse ter concluído o tratamento e estar em remissão total.
No final de novembro, após o resultado das eleições, Noman foi internado por causa de dores nas pernas relacionadas ao tratamento contra o linfoma. No começo de dezembro, ele foi hospitalizado para tratar um diagnóstico de pneumonia e sinusite, e liberado dias depois.
Cinco dias após a alta, o prefeito foi internado novamente por causa de um sangramento intestinal e ficou dois dias no hospital.
Nova internação de Fuad Noman
Agora, Noman foi hospitalizado por conta de uma insuficiência respiratória aguda. De acordo com o Manual MSD, o quadro acontece quando o nível de oxigênio no sangue fica perigosamente baixo, ou a quantidade de dióxido de carbono fica muito alta.
Os principais sintomas são falta de ar; arritmia; coloração azulada na pele; boca, unhas e o redor dos olhos esbranquiçados ou acinzentados; confusão e sonolência.
“A insuficiência respiratória aguda é uma emergência médica que pode resultar de doença pulmonar prologada que piora subitamente, ou de doença pulmonar grave que se desenvolve subitamente em pessoas saudáveis”, diz o guia.
Noman está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital MaterDei e, de acordo com boletim médico, está em assistência ventilatória para respirar. Os médicos investigam o que pode ter causado o quadro.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles