Entenda o quadro de saúde do prefeito Fuad Noman, de Belo Horizonte

O prefeito eleito de Belo Horizonte, Fuad Noman, foi internado novamente na tarde desta sexta (3/1) com um quadro de insuficiência respiratória aguda. O político foi empossado no cargo esta semana em uma cerimônia on-line por recomendação médica — com baixa imunidade, o mineiro teve dificuldade para falar na ocasião.

Esta é a quarta vez que Noman é internado desde o final de novembro de 2024. Em julho do ano passado, ele foi diagnosticado com linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que se origina nas células do sistema linfático. A doença ataca o sistema imunológico, diminuindo a capacidade do corpo de se defender de outras doenças. O político passou por cirurgia e fez um terapia para controlar a doença — em outubro, ele disse ter concluído o tratamento e estar em remissão total.

No final de novembro, após o resultado das eleições, Noman foi internado por causa de dores nas pernas relacionadas ao tratamento contra o linfoma. No começo de dezembro, ele foi hospitalizado para tratar um diagnóstico de pneumonia e sinusite, e liberado dias depois.

Cinco dias após a alta, o prefeito foi internado novamente por causa de um sangramento intestinal e ficou dois dias no hospital.

Foto colorida do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman - Metrópoles
Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman

Nova internação de Fuad Noman

Agora, Noman foi hospitalizado por conta de uma insuficiência respiratória aguda. De acordo com o Manual MSD, o quadro acontece quando o nível de oxigênio no sangue fica perigosamente baixo, ou a quantidade de dióxido de carbono fica muito alta.

Os principais sintomas são falta de ar; arritmia; coloração azulada na pele; boca, unhas e o redor dos olhos esbranquiçados ou acinzentados; confusão e sonolência.

“A insuficiência respiratória aguda é uma emergência médica que pode resultar de doença pulmonar prologada que piora subitamente, ou de doença pulmonar grave que se desenvolve subitamente em pessoas saudáveis”, diz o guia.

Noman está internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital MaterDei e, de acordo com boletim médico, está em assistência ventilatória para respirar. Os médicos investigam o que pode ter causado o quadro.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Deputada Erika Hilton enfrenta repercussão negativa nas redes

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) enfrenta uma onda de críticas nas redes sociais após ser acusada de nomear maquiadores para cargos em seu...

Moraes nega depoimento de Augusto Aras pedido por Filipe Martins

Em instrução assinada nesta sexta-feira (27), o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), negou o pedido de Filipe Martins para incluir...

Falta de transparência de emendas é criticada durante audiência no STF

Representantes da esfera pública e da sociedade civil criticaram a proporção e a falta de transparência no pagamento de emendas parlamentares. Os relatos foram...