Entenda o que diz o acordo de deportação fechado entre Trump e Temer

A deportação de 88 brasileiros que estavam ilegalmente nos Estados Unidos é fruto de um acordo firmado com o Brasil em 2017, quando Donald Trump iniciou seu primeiro mandato na Casa Branca, na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Pelo acordo, as aeronaves trazem de volta quem já não tem mais como recorrer à Justiça americana.

O acordo de deportação fechado entre os dois países é considerado pelo governo brasileiro como uma base de diálogo.

O objetivo é evitar que essas pessoas permaneçam em presídios. De forma geral, são pessoas detidas nos EUA por estarem em situação irregular.

O governo brasileiro não aceita a inclusão, nos voos, daqueles com possibilidade de revisão de sentença.

Algemas e correntes

O Itamaraty publicou neste domingo (26) uma nota em que acusa os Estados Unidos de violarem o acordo de repatriação de brasileiros.

O Ministério das Relações Exteriores afirma que os repatriados tiveram um tratamento “degradante” no voo do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas (ICE) norte-americano.

Segundo o comunicado, na viagem com destino a Belo Horizonte, houve o uso “indiscriminado de algemas e correntes” nos passageiros, o que feriria acordos anteriores com os EUA.

“O governo brasileiro considera inaceitável que as condições acordadas com o governo norte-americano não sejam respeitadas”, disse o Itamaraty na nota.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda o que diz o acordo de deportação fechado entre Trump e Temer no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Deputado pede informações sobre escritório americano contratado pela AGU

O deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) protocolou um requerimento de informações à AGU (Advocacia-Geral da União) sobre a contratação do...

Lucas Lima comenta acusação de ter separado a dupla Sandy e Junior

O músico Lucas Lima, 42, mostrou em suas redes sociais nesta quarta-feira (27) uma pergunta que chegou em sua caixa de mensagens sobre a separação...

RIIZE se torna o primeiro grupo de K-pop confirmado no Lollapalooza Brasil

O boy group RIIZE se tornou o primeiro de k-pop que se apresentará no Lollapalooza Brasil. Nesta quinta-feira (28), o festival de música anunciou...