Especialista explica procedimento realizado por Xuxa Meneghel no joelho

Especialista explica procedimento realizado por Xuxa Meneghel no joelho

Xuxa Meneghel passou por uma cirurgia no joelho nesta terça-feira (21/1) no hospital Vila Nova STAR, em São Paulo. O portal LeoDias conversou com o Dr. Isaias Chaves, cirurgião ortopedista especializado em joelho e quadril, que explicou os detalhes da artroscopia, procedimento realizado na apresentadora.

A cirurgia feita pela apresentadora durou cerca de 20 minutos e ocorreu sem intercorrências. De acordo com informações de pessoas próximas, o procedimento foi planejado e busca tratar uma lesão no joelho da apresentadora.

Para entender melhor o tipo de tratamento, Isaias Chaves detalhou como a artroscopia é utilizada para casos como o de Xuxa.“Lesões de menisco podem gerar dor e limitação funcional. Na maioria dos casos, o tratamento é não cirúrgico, mas, quando os sintomas persistem, a artroscopia se torna o tratamento ideal”, explicou o especialista.

Veja as fotos

(Xuxa Meneghel / Crédito: Blad Meneghel)(Xuxa Meneghel / Crédito: Blad Meneghel)

Xuxa Meneghel (Foto: Reprodução/Instagram)
Xuxa Meneghel (Foto: Reprodução/Instagram)
Xuxa fará duas apresentações na Globo em menos de uma semana para o Criança EsperançaJordan Villas/TV Globo
Xuxa Meneghel em entrevista ao portal LeoDias (Portal LeoDias)

“Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, no qual realizamos duas pequenas perfurações para acessar a articulação. Uma delas é usada para a inserção de uma câmera, enquanto a outra permite o uso de pinças para reparar as lesões meniscais”, complementou.

Chaves também destacou que a artroscopia oferece diversas vantagens. “Esse tratamento minimamente invasivo proporciona uma alta hospitalar precoce e uma reabilitação rápida. O paciente pode ir para casa no mesmo dia e continuar com a recuperação em casa”, afirmou o ortopedista.

O médico explicou que a artroscopia é uma técnica utilizada para tratar não apenas lesões meniscais, mas também problemas na cartilagem e, em alguns casos, pode ser usada para diagnosticar doenças que não são evidentes em exames físicos ou de imagem.

Chaves ainda reforçou que, devido à natureza minimamente invasiva da artroscopia, o tempo de recuperação é mais curto em comparação com cirurgias tradicionais. “A reabilitação é mais rápida e menos dolorosa. Em média, leva de 5 a 14 dias para o paciente retomar a mobilidade completa. Depois, ele passa para a fase de fortalecimento muscular e, por fim, retorna às suas atividades físicas normais”, completou.

No entanto, como qualquer cirurgia, a artroscopia envolve riscos, incluindo infecções, sangramentos, lesões em estruturas adjacentes e complicações relacionadas à anestesia. “A decisão de realizar ou não a cirurgia deve levar em consideração a relação risco/benefício. Em muitos casos, o tratamento conservador não é eficaz e os riscos de não realizar a cirurgia podem ser ainda maiores”, concluiu o especialista.


Fonte: Portal LEODIAS