Especialista: Trocas de comando no Congresso não devem trazer grandes mudanças

As trocas de comando previstas para o Congresso Nacional não devem trazer mudanças significativas na relação com o governo Lula, segundo avaliação da analista política Junia Gama. Após o recesso legislativo, os parlamentares escolherão a nova formação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e do Senado.

De acordo com Gama, os nomes cotados para assumir as presidências das casas legislativas são próximos aos atuais líderes. Na Câmara, Hugo Mota, considerado o favorito, pertence ao núcleo de confiança de Arthur Lira. No Senado, a expectativa é o retorno de Davi Alcolumbre, aliado de Rodrigo Pacheco.

Desafios econômicos e orçamentários

Apesar da provável manutenção do status quo na relação entre Executivo e Legislativo, o governo Lula enfrentará desafios significativos em 2024. A analista destaca que o país inicia o ano com ‘câmbio desancorado’ e ‘inflação acima da meta’, além de pendências a serem resolvidas.

Um ponto de tensão adicional será a questão das emendas parlamentares. O congelamento de R$ 4,2 bilhões em emendas no final de 2023, determinado pelo ministro do STF Flávio Dino, demandará uma nova pactuação entre o Executivo e o Legislativo sobre o funcionamento dessa parte do orçamento.

Cenário menos favorável para agenda econômica

Junia Gama observa que o cenário atual é diferente daquele encontrado no início do governo, quando o Congresso se mostrava mais receptivo à agenda econômica. Agora, há maior dificuldade para aprovar matérias que visam o aumento de arrecadação.

A analista lembra que, no final de 2023, o governo não conseguiu aprovar o aumento da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e mudanças no JCP (Juros sobre Capital Próprio). Essas pendências, somadas à necessidade de pacificar a questão das emendas, serão fundamentais para a relação do governo com o Congresso em 2025.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Especialista: Trocas de comando no Congresso não devem trazer grandes mudanças no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Eleição na Bolívia pode encerrar quase 20 anos de governos de esquerda

Mais de 7,5 milhões de bolivianos são esperados nas urnas neste domingo (17) para votar nas eleições presidenciais que podem tirar a esquerda do...

Atlético-MG x Grêmio: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Grêmio medem forças neste domingo (17), em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025. O confronto será realizado...

Chapecoense x Paysandu: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em busca de consolidar sua posição no G-4, a Chapecoense recebe o Paysandu neste domingo (17), às 16h (de Brasília), em partida válida pela...