Esplanada terá segurança reforçada e cavalaria da PM em ato de dois anos do 8/1

Com a Esplanada dos Ministérios parcialmente interditada a partir das 9h, a Avenida S1 para quem desce até a Praça dos Três Poderes terá duas barreiras como parte do esquema de segurança para o ato de 8 de janeiro nesta quarta-feira (8).

O primeiro ponto de bloqueio é na Avenida José Sarney, feita pela Polícia Militar, com revistas pessoais e em mochilas. Canivetes, objetos perfurantes e objetos perigosos não serão autorizados.

Haverá, ainda, uma segunda barreira, feita por integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Neste ponto, detectores de metais serão usados.

Após esses dois bloqueios, as pessoas que quiserem participar dos atos de “Abraço à Democracia” poderão passar para a Avenida S1, em uma espécie de funil, até a Praça dos Três Poderes.

Na praça, grades reforçam a segurança da parte do “Bandeirão”, onde a bandeira do Brasil fica hasteada. Viaturas do Corpo de Bombeiros estarão de prontidão.

Nas avenidas atrás do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, policiais do Batalhão de Choque e da cavalaria da PM estarão a postos prontos para agir em caso de necessidade.

As ações fazem parte do Protocolo de Ações Integradas (PAI), elaborado pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) para o ato “Um Abraço em Defesa da Democracia”, previsto para 12h30, na Praça dos Três Poderes. Antes está prevista cerimônia organizada pelo Palácio do Planalto, às 11h.

O secretário-executivo da SSP-DF, Alexandre Patury, disse à CNN que toda e qualquer possível ameaça de ataque às instituições é monitorada pelo gabinete especial que foi montado na pasta. Redes sociais abertas e fóruns de discussão na internet também são vistoriados.

A central de monitoramento tem representantes de inteligência e forças de segurança e inteligência do Brasil e tem à disposição 1.300 câmeras por todo o Distrito Federal e no centro de Brasília.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Esplanada terá segurança reforçada e cavalaria da PM em ato de dois anos do 8/1 no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Amigos inseparáveis, Aline e Vinícius miram nas plantas e nas injustiças no BBB 25

Aline, policial militar de 32 anos, e Vinícius, promotor de eventos de 28, formam uma das duplas do BBB 25. Unidos por uma amizade...

BBB 25: Baiana arretada, Aline Patriarca é babado, confusão e gritaria

Com quase 274 mil seguidores antes mesmo de ser anunciada oficialmente no BBB 25, Aline Patriarca já chega ao reality com uma legião de...

PRTB vai mudar de nome? Entenda como funciona o processo

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) pretende mudar de nome e passar a se chamar “Brasileiro” até as próximas eleições gerais, em 2026. A...