Estados Unidos proíbem uso de corante vermelho em alimentos e remédios

O Food and Drug Administration (FDA) anunciou, nesta quarta-feira (15/1), a proibição do corante eritrosina em alimentos e medicamentos produzidos nos Estados Unidos. A decisão veio após petições e estudos apontarem riscos potenciais à saúde, incluindo uma associação com casos de câncer em animais.

O corante é usado para dar coloração vermelho-cereja a diversos produtos. No Brasil, a substância é encontrada em balas, gelatinas e cerejas em calda, entre outros. Por enquanto, não há planos para que ela seja restrita no país.

Risco de câncer

Pesquisas sugerem uma possível associação entre a substância e a incidência de câncer em ratos de laboratório. Estudos indicaram o desenvolvimento de tumores em animais expostos a doses elevadas da eritrosina proporcionalmente muito superiores às administradas em humanos.

Como a eritrosina só se torna preocupante em grandes volumes, o FDA afirma que não houve perigo à saúde dos usuários e que a medida adotada é apenas para cumprir a obrigação legal de proibir o uso de elementos potencialmente cancerígenos na indústria alimentar nos Estados Unidos.

Questionamentos há décadas

As primeiras pesquisas que apontavam para potencial cancerígeno da substância são dos anos 1980. Embora a eritrosina tenha sido proibida em cosméticos na época, seguiu autorizada para alimentos. Defensores da segurança alimentar pressionaram por medidas mais restritivas.

“Essa é uma ação bem-vinda, embora muito tardia. Era injustificável que o FDA proibisse a eritrosina em batons, mas não em doces”, afirmou o diretor do Centro de Ciência no Interesse Público (CSPI), Peter Lurie. Foi ele quem entrou com uma petição em 2022 para que a regra fosse modificada.

Fabricantes de alimentos têm até janeiro de 2027 para substituir o corante em produtos comercializados. Para medicamentos, o prazo se estende até janeiro de 2028.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Não faremos mais ações judiciais, porque o Pix voltou, diz Nikolas à CNN

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) disse, nesta quarta-feira (15), à CNN que com a revogação da medida de monitoramento das transações financeiras via...

Netanyahu agradece a Trump e Biden por “avançarem” no acordo de reféns

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, falou com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e com o presidente americano, Joe Biden, para agradecê-los...

Cruzeiro x São Paulo: acompanhe os lances do jogo pela FC Series

Cruzeiro e São Paulo se enfrentam nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos. Com craques dois lados,...