Estados Unidos proíbem uso de corante vermelho em alimentos e remédios

O Food and Drug Administration (FDA) anunciou, nesta quarta-feira (15/1), a proibição do corante eritrosina em alimentos e medicamentos produzidos nos Estados Unidos. A decisão veio após petições e estudos apontarem riscos potenciais à saúde, incluindo uma associação com casos de câncer em animais.

O corante é usado para dar coloração vermelho-cereja a diversos produtos. No Brasil, a substância é encontrada em balas, gelatinas e cerejas em calda, entre outros. Por enquanto, não há planos para que ela seja restrita no país.

Risco de câncer

Pesquisas sugerem uma possível associação entre a substância e a incidência de câncer em ratos de laboratório. Estudos indicaram o desenvolvimento de tumores em animais expostos a doses elevadas da eritrosina proporcionalmente muito superiores às administradas em humanos.

Como a eritrosina só se torna preocupante em grandes volumes, o FDA afirma que não houve perigo à saúde dos usuários e que a medida adotada é apenas para cumprir a obrigação legal de proibir o uso de elementos potencialmente cancerígenos na indústria alimentar nos Estados Unidos.

Questionamentos há décadas

As primeiras pesquisas que apontavam para potencial cancerígeno da substância são dos anos 1980. Embora a eritrosina tenha sido proibida em cosméticos na época, seguiu autorizada para alimentos. Defensores da segurança alimentar pressionaram por medidas mais restritivas.

“Essa é uma ação bem-vinda, embora muito tardia. Era injustificável que o FDA proibisse a eritrosina em batons, mas não em doces”, afirmou o diretor do Centro de Ciência no Interesse Público (CSPI), Peter Lurie. Foi ele quem entrou com uma petição em 2022 para que a regra fosse modificada.

Fabricantes de alimentos têm até janeiro de 2027 para substituir o corante em produtos comercializados. Para medicamentos, o prazo se estende até janeiro de 2028.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Mulher Abacaxi expõe ex-namorado transfóbico

A influenciadora e caminhoneira Marcela Porto, conhecida como Mulher Abacaxi, revelou um episódio doloroso envolvendo seu ex-namorado. De acordo com ela, o relacionamento chegou...

Vale Tudo: Maria de Fátima leva coice de Odete Roitman

No remake de “Vale Tudo”, Maria de Fátima (Bella Campos) acredita ter cumprido sua parte no acordo ao separar Raquel (Taís Araújo) de Ivan...

Virginia presta depoimento à CPI das Bets com direto ao silêncio assegurado

A influenciadora Virginia Fonseca deve comparecer nesta terça-feira (13) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado, que apura supostas irregularidades em casas de...