Fazer uma dieta para emagrecer 10 kg em sete dias é o sonho de praticamente todas as pessoas que estão insatisfeitas com seu peso corporal. Afinal, um resultado tão expressivo em apenas uma semana chama a atenção de qualquer um.
O mais impressionante é que é possível perder todo esse peso em um curto espaço de tempo. Até certo ponto, trata-se de algo comum entre atletas de alta performance que precisam bater peso, como lutadores e fisiculturistas, por exemplo. Inclusive, existem diversas maneiras de alcançar esse objetivo.
Cuidados com o processo de emagrecimento
É importante lembrar que todas essas estratégias são imensamente agressivas e arriscadas para o bem-estar do organismo: uma dieta para emagrecer 10 kg em uma semana sempre vai ter um impacto grande na saúde. Além disso, terá um prazo de validade curto.
Atletas de alta performance apostam nas estratégias visando apenas o desempenho esportivo em suas competições. Logo após o ápice, tendem a recuperar o peso perdido de maneira rápida, no famoso efeito rebote, que não vale a pena para pessoas comuns, que pensam em emagrecer por estética e saúde.
“Quando o nosso organismo percebe os períodos de escassez de alimentos, ele passa a preservar os estoques de gordura, que são essenciais para disposição e energia e isso pode ser perigoso, especialmente por conta do chamado efeito rebote, quando há um ganho de peso considerável logo após o período de restrição alimentar”, explica a nutróloga Esthela Oliveira.
Confiraa reportagem completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
Fonte: Metrópoles