FAB atua em resgate e Cenipa investigará queda de helicóptero na Grande SP

FAB atua em resgate e Cenipa investigará queda de helicóptero na Grande SP

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), investigará a queda de um helicóptero em Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. O órgão foi acionado nesta sexta-feira (17) e iniciará a apuração do acidente.

Quatro pessoas estavam na aeronave e duas mortes foram confirmadas. Ainda de madrugada, militares da Aeronáutica atuaram na missão de resgate do piloto, identificado como Edenilson de Oliveira Costa, e de uma criança de 12 anos.

Segundo os bombeiros, o empresário André Feldman e a esposa, Juliana Alves Feldman, foram encontrados sem vida. Os sobreviventes, a filha do casal e o piloto, foram levados para o Hospital das Clínicas.

O helicóptero caiu em uma região de mata nas proximidades da Rodovia dos Bandeirantes. De acordo com a tenente Larissa Fidelis, do Comando Aéreo da Polícia Militar de São Paulo, que atua na ocorrência, o piloto teria se desorientado por causa do mau tempo, mas os detalhes do acidente ainda serão investigados pelo Cenipa.

Os investigadores do Cenipa foram acionados por meio do braço regional do órgão, o Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV).

A primeira etapa da investigação é a chamada “ação inicial”, conduzida por pessoal qualificado que “realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”.

O Cenipa afirmou que a conclusão da investigação “terá o menor prazo possível”, a depender da complexidade da ocorrência e possíveis fatores contribuintes relacionados ao caso.

Acidente

A aeronave perdeu o sinal de GPS por volta das 20h34 da noite de quinta-feira (16). A informação foi confirmada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O helicóptero é um modelo EC 130B4 de prefixo PRWVT.

Os passageiros estavam a caminho da cidade de Americana, no interior de São Paulo. O helicóptero foi avistado pelo Corpo de Bombeiros no Morro do Tico Tico, no início da manhã desta sexta. O resgate ocorreu cerca de nove horas depois da queda.

Este conteúdo foi originalmente publicado em FAB atua em resgate e Cenipa investigará queda de helicóptero na Grande SP no site CNN Brasil.


Fonte: CNN