Fernanda Montenegro lê carta aberta à filha: “Difícil de alcançar, sei na pele”

A atriz Fernanda Montenegro, 95, leu uma carta aberta para a filha, Fernanda Torres, 59, após ela ganhar o prêmio de Melhor Atriz de Filme Dramático, no Globo de Ouro, no último domingo (5).

“Desde os 12 anos, no grupo Tablado, de Maria Clara Machado, a Nanda já acontece como um ser criativo. Cinicamente, é uma vocacionada desde cedo. No filme ‘Inocência’, de 1983, direção de Walter Lima Jr, a atriz se apresenta plenamente. Eu lembro alguns de seus importantes filmes: ‘A Marvada Carne’, direção de André Klotzel. Lembro de ‘Eu Sei Que Vou Te Amar’, de Arnaldo Jabor, que lhe deu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1986”, começou Fernanda Montenegro na carta.

“Como mãe e filha, ou filha e mãe, nós fizemos ‘Fogo e Paixão’, ‘Traição’, ‘Redenção’, direção de Claudio Torres, ‘Casa de Areia’, direção de Andrucha Waddington, filme de aceitação e premiações internacionais.Tendo como base o teatro, estivemos juntas muitas vezes, nos palcos deste país, e em palco além fronteira”, relembrou.

“Fernanda é comprovadamente escritora e cronista respeitada, lida. Lida! O prêmio do Globo de Ouro reconhece, pontua e ilumina essa grande atriz brasileira que é Fernanda Torres.É um fato difícil de se alcançar. Eu sei na pele. Como artistas criadores, nós somos representantes de uma cultura altamente referencial, mas abaixo da linha do equador”, continou a atriz.

“De vez em quando nós conseguimos atravessar essa linha, temos o reconhecimento do nosso talento amplo e irrestrito. De pé, vi minha filha comovida e agradecida. Eu aplaudo Fernanda Torres. Bravo, minha filha, bravo!”, concluiu Fernanda Montenegro.

Fernandona, carinhosamente apelidada pelos fãs, leu a carta durante entrevista ao canal GloboNews, nesta segunda-feira (6).

Torres ganhou o prêmio por sua atuação no longa “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e inspirado no livro de mesmo nome de Marcelo Rubens Paiva, no qual ele conta a história real de sua família.

O filme acompanha a trajetória da mãe de Marcelo, Eunice Paiva (Fernanda Torres), que precisa reorganizar sua vida e a vida dos filhos depois que seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), é levado por militares durante a ditadura militar no Brasil e some sem deixar rastros.

Fernanda Torres mostrou sua potência como atriz e está recebendo o reconhecimento internacional da indústria por sua interpretação de Eunice Paiva, mas ela não foi a primeira escolha de Walter Salles para o papel.

Fernanda Montenegro já concorreu ao Globo de Ouro em 1999 por sua atuação no filme “Central do Brasil”, mas perdeu a estatueta para Cate Blanchett, que era protagonista do longa-metragem “Elizabeth”. Contudo, o filme de Walter Salles ganhou como Melhor Filme Estrangeiro.

Na época, Salles, Fernandona e Vinicius Oliveira subiram ao palco para receber a honraria. Por este motivo, Torres fez questão de salientar que a mãe tinha subido no mesmo palco 25 anos antes. Em um discurso de improviso, a veterana disse na época:

“Meu inglês não é bom, mas minha alma é melhor. Vocês escolheram. Em nome de nosso produtor Arthur Cohn, um verdadeiro leão, Walter Salles, um maravilhoso diretor, Michael Barker, Tom Bernard e Marcy Bloom, da Sony Classics, muito obrigado por seu apoio a ‘Central do Brasil’. Estou muito, muito feliz que nosso filme foi tão bem recebido e tocou seus corações. Muito obrigada”, disse.

Pouco tempo depois, o nome de Fernanda apareceu indicada como Melhor Atriz — um feito inédito para o Brasil — no Oscar de 1999. “Central do Brasil” também foi indicado como Melhor Filme Estrangeiro, mas nenhum dos dois levou o prêmio.

Globo de Ouro: Fernanda Torres faz história e vence como Melhor Atriz

 

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fernanda Montenegro lê carta aberta à filha: “Difícil de alcançar, sei na pele” no site CNN Brasil.

Ator que morreu em 2024 vai estar na próxima novela da Globo. Entenda!

Os fãs da ator Thommy Schiavo, que morreu aos 39 em julho do ano passado, vão poder matar a saudade de vê-lo nas telinhas...

Fim? Débora Nascimento deixa de seguir Allan Souza meses após assumir romance

Parece que o romance entre Débora Nascimento e Allan Souza Lima pode ter chegado ao fim — ou, ao menos, entrado em um novo...

Em meio à polêmica com a nora, Angélica surge em jantar ao lado das amigas

A apresentadora Angélica, de 51 anos, aproveitou a noite de quarta-feira (7/5), para espairecer com algumas amigas, após precisar se posicionar sobre a confusão...