FIA endurece regras e pilotos podem receber multas milionárias; entenda

Xingamentos, manifestações políticas ou religiosas e atos que podem causar “danos morais”.

Todas essas atitudes serão punidas e podem gerar multas milionárias aos pilotos que participam dos campeonatos chancelados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), incluindo os integrantes da Fórmula 1.

A FIA divulgou, nessa quarta-feira (22), que as punições podem variar de multas até a suspensão por um mês e dedução de pontos no campeonato.

Os pilotos estão proibidos de falar palavrão, fazer manifestações políticas e religiosas. Eles também serão punidos em caso de “Quaisquer palavras, atos ou escritos que tenham causado danos morais ou perda para a FIA, seus órgãos, seus membros ou seus diretores executivos e, de modo geral, sobre o interesse do esporte a motor e sobre os valores defendidos pela FIA”, segundo o regulamento.

O “não cumprimento das instruções da FIA com relação à nomeação e participação de pessoas durante as cerimônias oficiais em qualquer Competição que conte para um Campeonato da FIA” também pode gerar multa, suspensão e até dedução de pontos.

As punições, em euros, variam de 15 a 45 mil euros. Além das multas, os pilotos podem ter suspenso o acesso às áreas reservadas de corridas.

“Treta” antiga

O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, defende a redução do uso de palavrões. Natural de Dubai, ele prometeu medidas enérgicas sobre o assunto.

Em 2024, Max Verstappen foi punido por ter falado palavrão durante uma coletiva de imprensa e precisou fazer serviços comunitários como pena. O holandês criticou a FIA e deu uma entrevista coletiva fora do espaço oficial no GP de Singapura.

A recriada Associação de Pilotos de Grande Prêmio (GPDA) também criticou a FIA e disse que os pilotos “são adultos”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em FIA endurece regras e pilotos podem receber multas milionárias; entenda no site CNN Brasil.

Nigéria vence Egito nos pênaltis e conquista 3º lugar na CAN

A Nigéria garantiu o terceiro lugar na Copa Africana de Nações ao vencer o Egito por 4 a 2 nos pênaltis, após um empate...

UE convoca reunião de emergência após anúncio de tarifas dos EUA

Embaixadores dos 27 países da União Europeia (UE) se reunirão neste) domingo (18) para uma reunião de emergência após o presidente dos EUA, Donald...

Trump diz que nunca ofereceu cargo de presidente do Fed ao CEO do JPMorgan

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse no sábado (17) que nunca ofereceu a Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, o cargo de presidente do...