Fuad já tolera períodos de 30 minutos sem ventilação mecânica, diz boletim

Fuad já tolera períodos de 30 minutos sem ventilação mecânica, diz boletim

Entubado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), já consegue tolerar períodos sem ventilação mecânica, segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira (16).

Fuad está internado na UTI do Hospital Mater Dei, na capital mineira, desde 3 de janeiro. O prefeito deu entrada no hospital com um quadro de insuficiência respiratória aguda resultante de uma pneumonia.

De acordo com o boletim, Fuad já consegue tolerar “períodos intercalados de até 30 minutos sem a assistência mecânica” e está “acordado e responsivo”.

Desde 9 de janeiro, Fuad está entubado para tratar o quadro respiratório.

Na data inicial da internação, Fuad foi direto para a entubação na UTI, mas havia chegado a sair da ventilação mecânica em 5 de janeiro. A persistência do quadro, porém, o levou de novo ao procedimento e a precisar ser submetido a uma traqueostomia.

Para além da programação para a saída da entubação, Fuad está passando por “reabilitação fisioterápica, motora e respiratória, tendo iniciado eletro estimulação para o processo de neuro reabilitação”, segundo os médicos.

Fuad está afastado da prefeitura desde 4 de janeiro, deixando o comando da cidade interinamente nas mãos do vice Álvaro Damião (União Brasil) por, pelo menos, mais esta semana.

Histórico

Esta é a quarta internação de Fuad desde a reeleição, em outubro do ano passado. Todas estavam relacionadas a problemas de saúde consequentes de um tratamento quimioterápico.

Em junho de 2024, Fuad anunciou, antes de iniciar a campanha à reeleição, que estava com um câncer linfático e que passaria por quimioterapia.

Ele seguiu a campanha eleitoral e, em outubro, anunciou que o câncer estava em remissão e que o tratamento havia sido concluído.

Na semana passada, Fuad passou por uma bateria de exames oncológicos, que confirmaram que a remissão do câncer segue mantida.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fuad já tolera períodos de 30 minutos sem ventilação mecânica, diz boletim no site CNN Brasil.


Fonte: CNN