Ex-comandante do Exército, o general Gleuber Vieira morreu, aos 91 anos, neste domingo (19).
A informação foi confirmada pelo Exército brasileiro por meio de uma nota de pesar.
“Prestamos nossas homenagens e expressamos as mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos que tiveram o privilégio de conviver com este grande líder. Que sua memória inspire futuras gerações de brasileiros a servir com honra e dedicação à Pátria”, afirmou o Exército na nota.
O militar foi o último ministro do Exército antes da reestruturação das Forças Armadas e da criação do Ministério da Defesa, entre janeiro e junho de 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Gleuber Vieira também foi o primeiro comandante da instituição no período de 10 de junho de 1999 a 1º de janeiro de 2003, momento em que o Brasil ampliou a participação em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), em Moçambique e Angola.
O ex-ministro foi responsável pela implementação e abertura de Colégios Militares, do Instituto Militar de Engenharia (IME), da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército para mulheres e da Fundação Cultural Exército Brasileiro (Funceb), além de publicações como “História Oral do Exército na Segunda Guerra Mundial” (2001).
“Sua contribuição e legado permanecerão eternamente vivos na história do Brasil”, concluiu a instituição.
*Sob supervisão de Douglas Porto
Este conteúdo foi originalmente publicado em General Gleuber Vieira, último ministro do Exército, morre aos 91 anos no site CNN Brasil.
Fonte: CNN