Governo pede que Facebook remova em até 24 h vídeo de Haddad adulterado com IA

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou extrajudicialmente o Facebook nesta quinta-feira (9) para que a rede social remova um vídeo do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, adulterado com uso de inteligência artificial.

De acordo com a AGU, o vídeo, que mostra um anúncio feito pelo chefe da pasta econômica de anúncios sobre a implantação de novos impostos inexistentes — como a taxação sobre animais de estimação, pré-natal e sobre prêmios de apostas esportivas — tem o intuito de “confundir o público sobre a posição do Ministro da Fazenda acerca de assuntos de interesse público”.

Na notificação, é pedido que o conteúdo seja retirado do ar em 24 horas. Caso isso não aconteça, a AGU solicita que o vídeo seja “tarjado” para informar que a postagem foi gerada por inteligência artificial, com o aviso de que “o vídeo foi gerado por inteligência artificial – conteúdo alterado ou sintético”.

No Instagram, a publicação já aparece com o aviso, mas ainda é possível assistir ao conteúdo. O link da postagem foi anexado ao documento enviado a uma das empresas da Meta, assim como um link do YouTube intitulado de: “Haddad discute orçamento e planejamento de 2025″.

“A postagem, manipulada por meio de inteligência artificial, contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal”, argumenta a notificação assinada por Carlos Eduardo Dantas, Rogaciano Bezerra e Karina Sousa.

“A análise do material evidência a falsidade das informações por meio de cortes bruscos, alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa”, continuam os advogados.

Segundo o órgão, as publicações violam os termos de uso do Facebook, “que vedam a utilização da plataforma para finalidades ilegais”, além de ir contra os padrões da comunidade da plataforma, que recomendam a retirada de “conteúdo que possa contribuir diretamente na interferência do funcionamento de processos políticos”.

Procurada pela CNN, a Meta diz que não irá comentar o caso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo pede que Facebook remova em até 24 h vídeo de Haddad adulterado com IA no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Apenas 1,5% dos adolescentes de 15 a 19 anos se vacinaram contra HPV

A campanha do Ministério da Saúde para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV segue com baixa adesão. Desde fevereiro, pouco...

Homem morre após infecção por ameba comedora de cérebro em lago

Um morador do Missouri, nos Estados Unidos, morreu após contrair uma rara infecção cerebral causada pela Naegleria fowleri, conhecida como “ameba comedora de cérebro”....

Sabrina Sato desabafa sobre saúde do pai: “Luta mais difícil”

Sabrina Sato abriu o coração nas redes sociais sobre o momento delicado que vive com a família. A apresentadora falou sobre os desafios de...