Governo Trump diz que vai restabelecer programa “fique no México”

O governo Trump disse na terça-feira (21) que vai restabelecer o programa “fique no México”, retomando uma iniciativa que forçava pessoas que solicitaram asilo nos Estados Unidos que não são mexicanos a esperar no México pela resolução de seus casos.

O Departamento de Segurança Interna disse em comunicado que deve reiniciar o programa imediatamente, anos após seu encerramento pelo ex-presidente Joe Biden.

Donald Trump reassumiu a Presidência na última segunda-feira (20), prometendo avançar com medidas agressivas de segurança da fronteira, incluindo o restabelecimento do “fique no México”, anteriormente conhecido como Protocolo de Proteção ao Imigrante.

Trump lançou o programa em 2019, durante seu primeiro mandato. Autoridades relatam que ele deve impedir pedidos de asilo fraudulentos, enquanto ativistas afirmam que a ação deve colocar imigrantes vulneráveis em perigo, incluindo famílias com crianças pequenas.

Biden encerrou o programa em 2021, sob o argumento de que os imigrantes estavam enfrentando condições precárias e perigosas no lado mexicano da fronteira.

O governo Trump afirmou nesta terça-feira que uma disputa legal sobre o encerramento do programa deixou em aberto a oportunidade de uma retomada mais rápida.

Questionada no início do dia sobre a possibilidade do programa ser reiniciado, a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, disse que seu governo atenderá às necessidades dos imigrantes de forma humanitária, embora também tenha se comprometido a repatriar imigrantes estrangeiros para seus países de origem.

Medidas contra imigração

Líderes estaduais e locais em todo o território dos Estados Unidos estão se preparando para uma onda de políticas agressivas de imigração e possíveis deportações em massa que Donald Trump prometeu promulgar nas horas seguintes à sua posse.

As ações de imigração – que já estão sendo contestadas na Justiça – podem criar medo e confusão em cidades com grandes populações imigrantes, já que todos, desde motoristas de ônibus escolares a gerentes de restaurantes, ficarão se perguntando o que fazer se a Imigração e Alfândega baterem à porta.

Em todo o país, autoridades estaduais e municipais têm se preparado para a inevitável repressão à imigração.

Enquanto muitos têm planos em andamento para apoiar comunidades migrantes – e em alguns casos frustrar a fiscalização federal de imigração – outros expressaram apoio entusiasmado às políticas planejadas por Trump.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Trump diz que vai restabelecer programa “fique no México” no site CNN Brasil.

Semana no Congresso: Glauber enfrenta CCJ; Lupi é esperado antes do feriado

Com a semana encurtada pelo feriado do Dia do Trabalhador em 1º de maio, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deve...

Mãe de João Bosco, da dupla com Vinicius, se forma aos 66 anos

João Bosco, da dupla com Vinicius, celebrou a formatura da mãe, Leusbeth Carvalho, que se tornou assistente social aos 66 anos. Nas redes sociais, o...

Desigualdade racial ainda marca o ensino básico, aponta estudo

A ONG Todos Pela Educação e o Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) lançam nesta segunda-feira (28), Dia Mundial da Educação, uma série...