GP da Bélgica renova contrato com a Fórmula 1, mas entra em rodízio

GP da Bélgica renova contrato com a Fórmula 1, mas entra em rodízio

Tradicional circuito da Fórmula 1, Spa-Francorchamps renovou contrato com a categoria para continuar como casa do Grande Prêmio da Bélgica nos próximos anos. Contudo, a corrida em território belga entrará em sistema de rodízio, e acontecerá nos anos entre 2026 e 2031, com interrupções em 2028 e 2030. Ainda não se sabe qual GP entrará no calendário no lugar de Spa.

Disputado de forma ininterrupta desde 2007 em Spa-Francorchamps, a corrida da Bélgica possuia contrato somente até 2025 com a Fórmula 1. Após longas negociações, o acordo foi fechado para mais quatro corridas.

“O Grande Prêmio da Bélgica foi uma das corridas que integraram nosso primeiro Campeonato em 1950, então, ao darmos início ao nosso 75º aniversário, é apropriado que possamos compartilhar as notícias desta importante renovação. Spa-Francorchamps é justamente elogiado por pilotos e fãs como uma das melhores pistas de corrida do mundo e já foi palco de alguns momentos incríveis ao longo de suas muitas temporadas na Fórmula 1”, declarou o CEO da categoria, Stefano Domenicali.

O calendário da Fórmula 1 vive um momento de instabilidade e inchaço no calendário. Na temporada 2024, foram 24 corridas, recorde da categoria.

Enquanto os Estados Unidos contam com três corridas no calendário da Fómula 1, a Europa viu seu espaço diminuir nos últimos anos, com as saídas dos eventos da Alemanha, da França e da Holanda, este último, deixará a categoria após 2026. Ímola e Barcelona ainda não tem futuro definido.


Fonte: Metrópoles