Haddad após queda do dólar: “É natural que as coisas se acomodem”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (6/1), que é “natural que as coisas se acomodem” ao falar sobre a oscilação do dólar para baixo. Mais cedo, a moeda abriu em queda e chegou a ser cotada a R$ 6,09.

“A questão do dólar, a gente precisa entender isso. Tem um processo de acomodação natural e nós tivemos um estresse no final do ano passado no mundo todo, tivemos aqui um estresse também, no Brasil”, disse a jornalistas.

Haddad se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na manhã desta segunda-feira. O ministro informou que a conversa foi sobre os planos do governo federal para este ano e o Orçamento de 2025, que ainda não foi votado pelo Congresso Nacional.

Confira a declaração do ministro:

Haddad vê dólar se acomodando

Ao ser questionado sobre o controle cambial, o titular da Fazenda citou uma reportagem do jornal norte-americano The Washington Post sobre a gestão do republicano Donald Trump, que começa em 20 de janeiro.

Segundo o texto, assessores do presidente eleito dos Estados Unidos (EUA) têm estudado impor tarifas apenas em importações críticas — essa mudança considerável vai contra às propostas de campanha apresentadas pelo republicano.

Para o Haddad, até Trump moderou as declarações. “Hoje mesmo o presidente eleito dos Estados Unidos deu declarações moderando determinadas propostas que foram feitas ao longo da campanha, é natural que as coisas se acomodem”, disse.

O ministro da Fazenda ainda negou que exista qualquer possibilidade de subir o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para conter a alta saída de dólares. “Mas não existe discussão de mudar o regime cambial no Brasil”, reforçou.



Fonte: Metrópoles

“A Fazenda”: Dudu Camargo bate recorde como peão que mais foi Fazendeiro

Dudu Camargo alcançou um marco inédito em “A Fazenda 17” na noite desta quarta-feira (03). Ao vencer a Prova do Fazendeiro pela quarta vez na...

STF não está se protegendo do Senado, mas da sociedade, diz especialista

Em sua participação no programa WW, Leonardo Barreto, sócio da consultoria Think Policy, apresentou uma análise contundente sobre a atual tensão institucional envolvendo o...

“Histórico”: imprensa internacional repercute título brasileiro do Flamengo

A noite de festa no Maracanã não repercutiu apenas no Brasil. O título do Flamengo no Campeonato Brasileiro, confirmado com a vitória por 1...