A Seleção Brasileira segue fazendo história e, pela primeira vez, avançou para as quartas de final do Campeonato Mundial de Handebol, que em 2025 está sendo disputado na Noruega, Croácia e Dinamarca. Agora, as atenções se voltam para os dinamarqueses, favoritos da competição.
A equipe europeia é a atual tricampeã mundial e conquistou a medalha de ouro na Olimpíada da Paris em 2024. O Brasil sabe que o duelo não será fácil, mas tem ingredientes para dar ao torcedor motivos para acreditar em uma vitória épica, confira.
Brasil “intruso” no Mundial
Na história, os europeus costumam dominar o Mundial de Handebol, mas o Brasil resolveu “furar” esta bolha. É a primeira vez que uma seleção da América do Sul chega tão longe.
Além disso, está é a quarta vez que duas seleções não europeias chegam até esta fase. Assim como o Brasil, o Egito segue vivo no torneio. Com esse feito, a Seleção segue embalada e pode sonhar em voos mais altos no torneio.
“Acho que essa performance não é só para o handebol brasileiro, mas para a América do Sul. Nossos vizinhos, Argentina e Chile, nos parabenizaram por essa performance. E isso prova que o talento ainda está lá, que ainda estamos crescendo. O trabalho está bem feito e temos que continuar”, revelou o lateral do Brasil, Haniel Langaro.
Destaque no gol
Se a Seleção Brasileira não tem o ataque mais impressionante do Mundial, ficando em 16º lugar com média de 27,8 gols por jogo, no setor defensivo ela se destaca.
O Brasil tem o segundo melhor conjunto de goleiros até aqui, com 38,3% em eficiência de defesa, atrás apenas da Dinamarca, e sofreu o nono menor número de gols, 151 em seis jogos.
O goleiro Rangel Rosa é um dos grandes responsáveis pela boa fase brasileira. Contra a Austrália, ele chegou a ter eficiência de defesa acima de 50%, é o segundo melhor goleiro em defesas de 7m e terceiro melhor em número de defesas, com 67 ao todo.
Sem medo da Escandinávia
Que a missão brasileira contra os dinamarqueses é difícil, isso todos concordam, mas o histórico recente da equipe verde e amarela pode ser um fator positivo para que a jovem Seleção jogue sem medo.
Para chegar até as quartas, o Brasil venceu dois escandinavos e quer fazer a trinca neste Mundial. Logo na estreia, vitória sobre uma das sedes, a Noruega, por 29 a 26 em Oslo.
Já na segunda fase, o Brasil não tomou conhecimento da poderosa Suécia e conquistou uma vitória histórica por 27 a 24.
Mesmo com o favoritismo da Dinamarca, o Brasil vem apresentando um jogo eficiente, deixando grandes potências para trás, e alcançou o top 8 do mundo. O duelo entre os dois acontece na quarta-feira (29) às 13h30 (de Brasília) na Unity Arena.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Handebol: três motivos para acreditar na vitória do Brasil sobre Dinamarca no site CNN Brasil.