Helder Barbalho convida Donald Trump para a COP30

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), convidou, nesta segunda-feira (20), o presidente Donald Trump para participar da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que será realizada em Belém, em novembro deste ano.

“Os Estados Unidos são a maior potência econômica mundial, o maior parceiro do Brasil nas Américas. Saudamos a posse do presidente @realDonaldTrump e esperamos contar com sua presença na COP30 para discutir o futuro do planeta”, escreveu Barbalho no X (antigo Twitter).

A Conferência será realizada pela primeira vez na Amazônia, em Belém. O evento vai marcar os dez anos do Acordo de Paris, assinado em 2015 durante a COP21.

Nesta segunda-feira (20), dia em que retornou à Presidência dos Estados Unidos, a Casa Branca afirmou que o Trump vai retirar, mais uma vez, o país do acordo climático de Paris.

A decisão deixa os Estados Unidos ao lado do Irã, Líbia e Iêmen, como os únicos países do mundo fora do pacto de 2015, no qual os governos concordaram em limitar o aquecimento global a 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais, para evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

O anúncio, constatado em um documento da Casa Branca, reflete que Donald Trump não tem como prioridade as questões climáticas nessa gestão que começa hoje. O presidente dos EUA já chamou o aquecimento global de farsa e, em 2021, Trump também retirou os EUA do acordo de Paris durante o primeiro mandato.

Os Estados Unidos são, atualmente, o segundo maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, atrás somente da China, e a saída do acordo deve acabar prejudicando a ambição global de reduzir essas emissões.

*Com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Helder Barbalho convida Donald Trump para a COP30 no site CNN Brasil.

Lula classifica como “medida arbitrária” revogação de vistos de ministros

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), classificou como “medida arbitrária e completamente sem fundamento” o anúncio do secretário de Estado...

Após derrota para o Criciúma, Atlético-GO demite treinador Fábio Matias

Fábio Matias não é mais treinador do Atlético-GO. O comandante perdeu o emprego após a derrota por 1 a 0 para o Criciúma nesta sexta-feira (18), pela 17ª rodada...

Sorte no jogo, azar no amor? Jornal aponta possível separação de Cole Palmer

Cole Palmer vive a melhor fase da carreira, sendo o principal nome do Chelsea na conquista recente do Mundial de Clubes, em que foi...