“História vai justificar”, diz Biden sobre retirada de tropas do Afeganistão

O presidente Joe Biden declarou, nesta segunda-feira (13), que acredita que a história vai justificar suas decisões a respeito da retirada das tropas americanas do Afeganistão – mesmo que essa retirada mortal e desorganizada ameace manchar o seu historial de política externa.

“Quando assumi o cargo, tive uma escolha. Não vi razão para manter milhares de militares no Afeganistão”, disse o presidente em declarações no Departamento de Estado.

Biden afirmou que lamenta todas as tropas americanas mortas no Afeganistão, incluindo os 13 militares mortos na retirada de 2021.

“Lembre-se, os críticos disseram que se terminarmos a guerra, isso prejudicaria as nossas alianças e criaria ameaças à nossa pátria devido ao terrorismo dirigido por estrangeiros a partir de um porto seguro no Afeganistão. Nenhum dos dois ocorreu. Nenhum dos dois ocorreu. Nossas alianças permaneceram fortes“, acrescentou.

Ao encerrar a guerra, disse Biden, o país “foi capaz de concentrar a nossa energia e recursos em desafios mais urgentes”.

“Por todas estas razões, acabar com a guerra era a coisa certa a fazer”, refletiu o presidente. “E acredito que a história vai refletir isso.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em “História vai justificar”, diz Biden sobre retirada de tropas do Afeganistão no site CNN Brasil.

Conclave: Relembre quando o Brasil quase teve um papa

Durante séculos, os líderes da Igreja Católica Romana foram escolhidos no Vaticano em reuniões privadas conhecidas como conclaves. Nesta quarta-feira (7), os cardeais não chegaram a um consenso sobre quem...

Cerro Porteño 0 x 2 Palmeiras: os melhores momentos do jogo da Libertadores

O Palmeiras venceu o Cerro Porteño por 2 a 0 na quarta-feira (7) no Estádio Nueva Olla, em Assunção, pela quarta rodada da fase...

Central Córdoba 1 x 1 Flamengo: melhores momentos do jogo da Libertadores

Central Córdoba e Flamengo empataram em 1 a 1 nesta quarta-feira (7), no Estádio Madre de Ciudades, em Santiago del Estero, na Argentina. A...