“História vai justificar”, diz Biden sobre retirada de tropas do Afeganistão

O presidente Joe Biden declarou, nesta segunda-feira (13), que acredita que a história vai justificar suas decisões a respeito da retirada das tropas americanas do Afeganistão – mesmo que essa retirada mortal e desorganizada ameace manchar o seu historial de política externa.

“Quando assumi o cargo, tive uma escolha. Não vi razão para manter milhares de militares no Afeganistão”, disse o presidente em declarações no Departamento de Estado.

Biden afirmou que lamenta todas as tropas americanas mortas no Afeganistão, incluindo os 13 militares mortos na retirada de 2021.

“Lembre-se, os críticos disseram que se terminarmos a guerra, isso prejudicaria as nossas alianças e criaria ameaças à nossa pátria devido ao terrorismo dirigido por estrangeiros a partir de um porto seguro no Afeganistão. Nenhum dos dois ocorreu. Nenhum dos dois ocorreu. Nossas alianças permaneceram fortes“, acrescentou.

Ao encerrar a guerra, disse Biden, o país “foi capaz de concentrar a nossa energia e recursos em desafios mais urgentes”.

“Por todas estas razões, acabar com a guerra era a coisa certa a fazer”, refletiu o presidente. “E acredito que a história vai refletir isso.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em “História vai justificar”, diz Biden sobre retirada de tropas do Afeganistão no site CNN Brasil.

Ataque russo com drones deixa feridos em Kiev durante a noite, diz Ucrânia

A Rússia bombardeou Kiev com drones em um ataque que durou a noite toda, ferindo pelo menos 14 pessoas, danificando a infraestrutura ferroviária e...

Trump diz que espera decisão do Hamas sobre cessar-fogo em 24 horas

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (4) que provavelmente saberá em 24 horas se o Hamas concordou com o que ele...

Trump diz que enviará cartas sobre tarifas para até 12 países

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou na manhã desta sexta-feira (4) que seu governo começará a enviar cartas para entre 10 e 12...