Homem moderno é mais antigo do que se acreditava, sugere estudo

Pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, acreditam que as características genéticas que diferenciam o homem moderno (Homo sapiens) dos nossos parentes extintos, como os neandertais e denisovanos, podem ser mais antigas do que se acreditava.

Os cientistas apontam que a história da evolução humana é mais complexa e interligada do que se pensava e desafia a ideia de que os humanos modernos são uma espécie completamente separada dos neandertais e outras variedades extintas. Em vez disso, sugere que temos uma história compartilhada.

“Nossos resultados apontam para um cenário em que os modernos e arcaicos devem ser considerados populações de uma espécie humana comum, que acumulou mutações e inovações culturais de forma independente”, escreveram os pesquisadores em um artigo publicado em dezembro no servidor bioRxiv. O trabalho científico ainda não foi revisado por pares.

Ao analisar o genoma de humanos modernos, neandertais e denisovanos, os cientistas identificaram um evento genético chave: uma alteração específica em nossos cromossomos, chamada de translocação do PAR2. Ela ocorreu muito antes da separação entre humanos modernos e neandertais, e essa mudança foi fundamental para a nossa evolução.

Para os pesquisadores, a descoberta indica que essa mudança genética já estava presente em um ancestral comum a ambas as espécies e efetivamente melhorou as taxas de reprodução e a estabilidade genética em machos – crucial para as espécies persistirem.

As mudanças no PAR2 são o que separa os humanos dos macacos e chimpanzés, junto com um grande rearranjo que gerou o cromossomo humano 2.

“Se estivermos procurando um instante que definiu a linhagem humana, podemos afirmar que os eventos são representados pela fusão do cromossomo 2 e pela translocação do PAR2”, escrevem os autores do estudo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!



Fonte: Metrópoles

Estação do Maracanã de metrô pode se chamar “Rei Pelé”; entenda

Um projeto de lei de autoria do deputado Rosenverg Reis (MDB) que prevê a mudança do nome da estação de metrô próxima ao Maracanã...

Mandy Moore reconstrói casa dos sonhos após incêndios em Los Angeles

Em 2020, Mandy Moore e seu marido músico Taylor Goldsmith compraram a casa dos seus sonhos em Altadena, Califórnia, como uma família de dois,...

Pedro Turra é denunciado por homicídio após morte de jovem no DF

O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios) denunciou pelo crime de homicídio doloso qualificado o ex-piloto de Fórmula Delta Pedro Turra,...