Homem moderno é mais antigo do que se acreditava, sugere estudo

Pesquisadores da Universidade de Pádua, na Itália, acreditam que as características genéticas que diferenciam o homem moderno (Homo sapiens) dos nossos parentes extintos, como os neandertais e denisovanos, podem ser mais antigas do que se acreditava.

Os cientistas apontam que a história da evolução humana é mais complexa e interligada do que se pensava e desafia a ideia de que os humanos modernos são uma espécie completamente separada dos neandertais e outras variedades extintas. Em vez disso, sugere que temos uma história compartilhada.

“Nossos resultados apontam para um cenário em que os modernos e arcaicos devem ser considerados populações de uma espécie humana comum, que acumulou mutações e inovações culturais de forma independente”, escreveram os pesquisadores em um artigo publicado em dezembro no servidor bioRxiv. O trabalho científico ainda não foi revisado por pares.

Ao analisar o genoma de humanos modernos, neandertais e denisovanos, os cientistas identificaram um evento genético chave: uma alteração específica em nossos cromossomos, chamada de translocação do PAR2. Ela ocorreu muito antes da separação entre humanos modernos e neandertais, e essa mudança foi fundamental para a nossa evolução.

Para os pesquisadores, a descoberta indica que essa mudança genética já estava presente em um ancestral comum a ambas as espécies e efetivamente melhorou as taxas de reprodução e a estabilidade genética em machos – crucial para as espécies persistirem.

As mudanças no PAR2 são o que separa os humanos dos macacos e chimpanzés, junto com um grande rearranjo que gerou o cromossomo humano 2.

“Se estivermos procurando um instante que definiu a linhagem humana, podemos afirmar que os eventos são representados pela fusão do cromossomo 2 e pela translocação do PAR2”, escrevem os autores do estudo.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre isso!



Fonte: Metrópoles

Ex-presidente colombiano diz ser erro permitir avanço do crime e elogia RJ

O ex-presidente da Colômbia, Ivan Duque, afirmou na noite desta quinta-feira (6) que deixar o crime organizado continuar crescendo é um “erro”. Para o...

Gilmar é alvo de protesto de foragido do 8/1 durante evento na Argentina

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, foi alvo de um protesto feito por um acusado de participar dos ataques às sedes...

Carlinhos de Jesus aparece sambando após meses de cadeira de rodas

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, 72, sambou pela primeira vez, nesta semana, após passar meses em uma cadeira de rodas. O vídeo do...